Márcio França anuncia abertura de licitação da futura sede da Fatec Baixada Santista

23/01/2015

Fonte: Centro Paula Souza

Valor de investimento do Estado previsto nas obras da nova sede é cerca de R$ 70 milhões (Ruy Jobim Neto/SDECTI)O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, anunciou nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a abertura da licitação das obras de restauro visando à construção da nova sede da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Baixada Santista – Rubens Lara, de Santos, no prédio da Hospedaria dos Imigrantes. A cerimônia contou com as presenças do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; do secretário-adjunto Cláudio Valverde; da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre várias autoridades.

O valor de investimento do Estado previsto nas obras da nova sede é cerca de R$ 70 milhões. O bloco pedagógico-administrativo vai abrigar 28 salas de aula, 21 laboratórios, como os de química avançada, mecânica e marcenaria, física aplicada, hidráulica e pneumática, eletro-eletrônica, desenho e informática, 3 salas de apoio, sala de vídeo, biblioteca, auditório com capacidade para 259 lugares e 18 salas administrativas, entre outros ambientes.

O Governo do Estado já investiu mais de R$ 4,9 milhões entre a contratação da Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam) para desenvolver o projeto de restauro da alvenaria externa e das adequações dos ambientes internos do prédio da Hospedaria, os serviços técnicos especializados de engenharia, visando o gerenciamento da execução da obra de escoramento das alvenarias existentes e os serviços de instalações elétricas e hidráulicas, a limpeza do terreno e colocação de tapumes para restauro do imóvel.

Rápidos
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, parabenizou Márcio França pela sua rapidez: “Márcio França não tem nem um mês como secretário e já deu este presente para Santos. Nada como ter um secretário que conhece a nossa região e é parceiro”, disse. O secretário parabenizou o prefeito por ter experiência tanto política como de gestão, viabilizando assim os projetos e demais requisitos para conquistar o investimento do Governo do Estado. “Parabéns por Santos ao escolher um prefeito também muito rápido”.

A Fatec Baixada Santista iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1987, no prédio localizado à Av. Bartolomeu de Gusmão, bairro Aparecida, em Santos. Os mais de 1.700 alunos estão distribuídos nos cursos de Graduação Tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Gestão Portuária, Logística e Sistemas para Internet. A novidade deste semestre é a oferta do curso de Gestão Empresarial na modalidade Educação Distância (EaD).

O município conta também com duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Aristóteles Ferreira e Dona Escolástica Rosa. A criação da terceira unidade  está prevista para 2017. O Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação para oferta de Ensino Técnico e Ensino Técnico integrado ao Médio em duas escolas da rede estadual. Santos mantém ainda uma classe descentralizada, unidade que funciona sob a administração de uma Etec, pela parceria com a prefeitura, que oferece o curso técnico de Portos, no bairro do Saboó. E um posto fixo do Via Rápida Emprego para oferta de cursos de qualificação profissional à comunidade.

Clique aqui para ver mais fotos