carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Mais de mil alunos aprovados em faculdades públicas



09/03/2011

Prévia do bom rendimento dos alunos já havia sido registrada no Enem 2010

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram mais de mil vagas em instituições de ensino superior públicas no vestibular para o 1º semestre de 2011. O levantamento feito pelo Centro Paula Souza junto às Etecs contabilizou faculdades e universidades estaduais e federais. Boa parte dos alunos escolhe a carreira de tecnólogo: dos 1.041 aprovados, 238 ingressaram em Faculdades de Tecnologia Estaduais (Fatecs), 15 em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e 34 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Uma prévia do bom rendimento dos alunos das Etecs já havia sido registrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, com base na prova realizada em 2009. Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 34 eram Etecs. Das 50 melhores escolas públicas paulistas, 41 eram Etecs. Das 50 escolas estaduais mais bem classificadas no Estado de São Paulo, 44 eram Etecs.

A Etec de São Paulo (Etesp) foi considerada a melhor escola estadual paulista. No ranking nacional, ficou em 2º entre as estaduais e, na capital, em 17º lugar entre públicas e privadas, à frente de colégios particulares tradicionais. Na capital, das 10 escolas públicas com melhor pontuação, 9 eram Etecs. Das 89 Etecs que participaram do Enem, 11 ficaram em primeiro lugar em seus municípios, entre públicas e privadas.

Jóhidson André passou em Geografia na Unesp, na Unicamp e na Federal de Viçosa

Perfil
Aluno da Escola Técnica Prof. Armando Bayeux da Silva, em Rio Claro, Thales Viana Vargas passou em Engenharia Elétrica na sonhada tríade USP-Unesp-Unicamp. Outro aluno que conseguiu múltipla aprovação – em universidades estaduais e federais – foi Jóhidson André Ferraz de Oliveira, da Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral (Jaú). O estudante passou em Geografia na Unesp, na Unicamp e na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde ingressou em 4° lugar.

“Desde a 1ª série do Ensino Médio, Jóhidson se destacou em todos os eventos e atividades. Demonstrava um carinho pela nossa instituição sempre dando opiniões e críticas construtivas. Filho de torneiro mecânico e vendedora, ele acreditou que somente com o estudo teria uma condição diferente da de sua família”, fiz Ana Rosária Macedo Rodrigues Aniceto, coordenadora do Ensino Médio da Etec de Jaú.

O aluno enfatiza a importância das práticas de redação para suas conquistas nos vestibulares: “No Ensino Médio, aprendi as regras e dicas para uma boa dissertação, além de me aprofundar em literatura, graças ao trabalho da prof. Gizelda Amorim. Outras disciplinas que me ajudaram nos processos seletivos foram as de Ciências Humanas e Biologia”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo