Mairinque terá cursos de Contabilidade e Logística

09/11/2009

Convênio prevê implantação de uma futura Etec no centro da cidade de Mairinque (Kamila Leme/Prefeitura de Mairinque)

O município de Mairinque, na Região Administrativa de Sorocaba, contará a partir do primeiro semestre de 2010 com cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza. O convênio foi assinado nesta terça-feira, 10 de novembro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito de Mairinque, Dennys Veneri. A parceria prevê a criação de uma Escola Técnica (Etec), com 80 vagas nos cursos de Contabilidade e Logística. A futura Escola Técnica será implantada no centro da cidade, na Rua Antonio Alves Souza.

Sobre os cursos
O técnico em Contabilidade é o profissional que acompanha as transações financeiras da organização, organiza a documentação contábil e controla as movimentações. Ele também dá suporte na fiscalização e na consultoria empresarial, executando a contabilidade geral, de custos e gerencial. Além disso, atua no departamento pessoal e no controle patrimonial.

Já o técnico em Logística atua na operação e no controle de produção de bens e serviços, compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando ferramentas de tecnologia de informação. O profissional também presta atendimento a clientes e implementa procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.