carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Livro que aborda futuro do bioetanol será lançado em São Paulo



25/02/2015

Fonte: Universidade Estadual de Campinas

(Reprodução)Dezessete especialistas ligados ao Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do Setor Sucroenergético (Nagise) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançam nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, na Livraria Cultura, instalada no Conjunto Nacional, em São Paulo, às 18h30.

O livro Futuros do Bioetanol: O Brasil na Liderança?, tem como organizador o docente do Instituto de Geociências (IG) e coordenador do núcleo, professor Sergio Salles Filho.

Os temas abordados são o desenvolvimento do setor no Brasil, desde a evolução de indicadores econômicos, ambientais, sociais e científicos e tecnológicos até a análise sobre como vem se conduzindo o tema da inovação.

O título Futuros do Bioetanol, no plural, vem justamente da incerteza sobre como o etanol ocupará a matriz energética brasileira e global.

Segundo Salles Filho, para o Brasil assumir a liderança mundial, a primeira coisa a fazer é eliminar as ineficiências operacionais e ampliar a sua visão estratégica.

“Além da adoção de uma diretriz clara de inovação tecnológica, e não tecnológica para o setor de etanol, é preciso investir pesado na expansão do mercado internacional desse produto”, afirma.

“O etanol somente sairá do atual patamar de produção e consumo se ele se transformar em commodity. E isto não é tarefa simples”, garante.

Em entrevista concedida ao Portal Unicamp, o coordenador do livro discute os desafios que o país terá e como está se saindo nesse mercado.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo