Lançamento da estrutura do Parque Eco-Tecnológico

22/03/2010

Parque Eco-Tecnológico pretende unir desenvolvimento com sustentabilidade

O secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano de Almeida, participou nesta segunda-feira, 22 de março, do lançamento do projeto estrutural do Parque Eco-Tecnológico Dahma, no município de São Carlos (a 230 km da capital). O projeto agrega os mais modernos conceitos de sustentabilidade, unindo espaço de lazer, esportes e moradia a um complexo empresarial e de negócios, com foco em novas tecnologias e inovação.

O Parque Eco-Tecnológico de São Carlos vai criar, ampliar e aprimorar oportunidades de investimento e negócios inovadores nos setores de tecnologia da informação e da comunicação, formas e processamento de energia, biotecnologia, eletrônica, instrumentação, serviços, meio ambiente e agronegócios, estimulando a sinergia entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no município.

O empreendimento é um projeto da Damha Urbanizadora, uma das empresas do Grupo Encalso Damha, em parceria com o Instituto Inova, que será viabilizado por meio de parcerias público-privadas e de recursos de órgãos e agências de fomento dos governos estadual, federal, da prefeitura de São Carlos e de diversas Universidades e Institutos de Pesquisa. O projeto foi pré-credenciado, em 24 de abril de 2009, no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. Saiba mais.

A estrutura do Parque Eco-Tecnológico prevê a implantação de um núcleo de inovação com uma incubadora de empresas e um centro de serviços, sob a gestão do Instituto Inova, com laboratórios, escritórios de administração, consultoria e comunicação. Em torno desse núcleo serão desenvolvidas ações e atividades que visam a criação e o fortalecimento de empresas de base tecnológica.

O envolvimento direto de grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Embrapa em torno do projeto é outro diferencial do Parque Eco Tecnológico de São Carlos, que conta também com apoio do Sebrae, entre outros parceiros.

O projeto do Parque Eco Tecnológico Damha São Carlos é integrado ao Parque Eco Esportivo Damha – um complexo imobiliário de 12 milhões de m², dos quais 3,6 milhões são de área totalmente preservada, com identificação e catalogação de espécies da fauna e flora nativa. O parque é composto também por condomínios residenciais, trilhas ecológicas, ciclovia, hípica, restaurante internacional, centro de eventos e o Damha Golfe Club – o projeto moderno e a alta tecnologia empregada no setor e foram considerados pela revista americana Golf Digest como o 3º melhor Campo de Golf do Brasil.

O empreendimento tem localização estratégica, no entroncamento rodoviário às margens da Rodovia Tales de Lorena Peixoto Filho - SP-318. O local fica próximo ao campus da UFSCar, da unidade da Embrapa Agropecuária Sudeste, de um centro tecnológico da TAM e da fábrica Tecumseh. Fica também a cinco minutos do centro da cidade de São Carlos, dos campi da USP - São Carlos, da unidade da Embrapa Instrumentação, do campus da Unicep e do campus da Fadisc. Além disso, o Parque está localizado a 100 km de Ribeirão Preto, 120 km de Campinas e 240 km de São Paulo.