carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Lançada Comissão de Bioenergia em SP



25/04/2007

Foi oficializada nesta terça-feira (24/04), a criação da Comissão de Bioenergia pelo governador do Estado de São Paulo, José Serra. O grupo, do qual faz parte o secretário de Desenvolvimento e vice-governador Alberto Goldman, será coordenado por José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente durante o governo de Geraldo Alckmin e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Também integram o projeto diversas secretarias estaduais, bem como, representantes do setor privado e das universidades.

A iniciativa tem como objetivo promover a pesquisa e estimular ações para se desenvolver a geração de energia renovável no Estado. “Os trabalhos dessa comissão têm por finalidade continuar com o progresso tecnológico do programa paulista de incentivo ao etanol”, explica Goldemberg. Espera-se que num prazo de 10 anos o Estado seja responsável pela produção de 1% do combustível renovável no mundo. Para Alberto Goldman o plano é uma grande oportunidade. “O desafio é enorme. Nosso campo de ação é São Paulo, mas o compromisso é com o Brasil.” O estado ocupa o posto de principal produtor de etanol no país cultivando dois terços da produção nacional.

Alguns fatores que contribuem com o pioneirismo paulista são as condições geográficas favoráveis bem como o fato das vantagens do etanol serem pesquisadas a pelo menos 25 anos nas instituições e universidades do Estado. O crescimento dessa produção depende, no entanto, do respeito às regras de sustentabilidade ambiental e social, que podem gerar barreiras de importação caso não sejam levadas em conta.

De acordo com os dados da Secretaria de Agricultura mais de 821 mil hectares de cana devem ser plantados em São Paulo no ano de 2007. Esse número manterá a posição do estado como maior produtor de álcool e açúcar nacional. Somente em 2006, US$ 5,65 bilhões foram vendidos aos mercados externos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo