Jundiaí debate desenvolvimento da região

10/08/2009

Mais de 200 pessoas participaram na última sexta-feira, 7 de agosto, do primeiro Fórum de Desenvolvimento Regional de Jundiaí, que discutiu o desenvolvimento econômico e social dos municípios de Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista. Na abertura do encontro o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, destacou o potencial econômico dos municípios. "A região de Jundiaí é estratégica, porque está no meio da área metropolitana", ressaltou.

O evento também contou com a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento de Jundiaí e Região (Adej), Maurício Rappa Santos, do diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Gustavo Ungaro, e do presidente do Ciesp Jundiaí, Vandemir Francisconi, além de prefeitos, representantes de prefeituras da região, empresários, e membros da sociedade civil.

Durante o fórum foram formados grupos de debate sobre cidadania, integração regional, desenvolvimento econômico e meio ambiente, com a recomendação sobre planos diretores ambientais e de planos de manejo de recursos hídricos.

A realização do encontro é uma iniciativa do Fórum Regional do Comércio, Indústria e Serviço de Jundiaí (Forcis), formado por 26 entidades - como o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Ciesp e a OAB - e pela Adej, em parceria com o Sebrae-SP, por meio do escritório regional do sudeste paulista.