Julio Cezar Durigan assume presidência do Cruesp

05/04/2011

Durigan (esq.), Costa (centro) e Afif Domingos durante a posse no Cruesp

O vice-reitor no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Julio Cezar Durigan, assumiu, nesta segunda-feira, 4 de abril, o cargo de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). A cerimônia de transmissão da presidência foi realizada na própria sede do conselho, na capital paulista.

“Temos que focar esforços na divulgação dos resultados das pesquisas das três universidades para aumentar o impacto social de nosso trabalho”, disse Durigan, no momento da posse. “A interação das instituições com as empresas e os parques tecnológicos do Estado são formas de aumentar essa visibilidade, gerando inovação.”

O reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, passou a presidência do Cruesp na presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. “O conselho é um fórum muito importante, por congregar as três melhores universidades do País. Elas são responsáveis por cerca de 50% da produção científica nacional e por quase metade dos mestres e doutores formados no Brasil”, salientou o reitor.

Para o vice-governador, a política de desenvolvimento estadual deve ser debatida e proposta em conjunto com a comunidade universitária. Ele destaca a necessidade de descentralizar a geração de riquezas, hoje concentrada em 89 municípios paulistas que respondem por 83% do PIB (Produto Interno Bruto) de São Paulo. “Unesp, USP e Unicamp acumulam autonomia, conhecimento e amadurecimento suficientes para auxiliar o governo nessa tarefa de expandir o crescimento econômico para as cidades das fronteiras do Estado”, ressaltou Afif.

As universidades estaduais paulistas conquistaram, em 1989, a autonomia financeira. Elas administram uma parcela do ICMS (Imposto sobre Consumo de Mercadorias e Serviços) no valor de 9,57% do total arrecadado pelo Estado.

Ao longo desses 22 anos, o número de alunos matriculados na graduação cresceu 85%, na média das três instituições, com destaque para a Unicamp, que multiplicou mais de cinco vezes as suas vagas nos cursos noturnos. Na pós-graduação, as matrículas aumentaram em média 86% nos mestrados e 229% nos doutorados. A Unesp teve um desempenho ainda mais expressivo - 728% mais doutores em formação. Esses dados mostram um crescimento acadêmico superior ao de recursos, que ficou em 37% no mesmo período.

O conselho
O Cruesp foi criado pelo decreto estadual 26.914, de 15 de março de 1987. É integrado pelos reitores das três universidades estaduais paulistas (Unesp, USP e Unicamp), e pelos titulares das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Educação.

Entre seus objetivos, está o fortalecimento da interação entre as universidades. Também cabe ao conselho assessorar o governador em assuntos prioritários de ensino superior e pesquisa. A presidência do órgão é rotativa entre os reitores das instituições, com duração de um ano para cada gestão. Saiba mais.