Jucesp Online conquista prêmio TI & Governo 2010

23/02/2011

Maioria dos serviços da Junta pode ser solicitada gratuitamente via internet

A Jucesp Online foi contemplada com o Prêmio TI & Governo na categoria e-Serviços Públicos. O sistema, que simplifica o acesso a dados e serviços da Junta Comercial do Estado de São Paulo e permite a consulta gratuita a fichas e documentos de mais de 5,4 milhões de empresas do estado, venceu a disputa entre 14 iniciativas analisadas pela comissão julgadora. Os projetos ganhadores serão detalhados na 6ª edição do Anuário TI & Governo 2010 produzido pela Plano Editorial.

“A premiação promovida pelo Prêmio TI & Governo 2010 vem reafirmar, agora em âmbito nacional, a grande aceitação da Jucesp Online pelos usuários dos serviços da Junta, conforme já demonstram as estatísticas de serviços atendidos por esta ferramenta”, diz Valdir Saviolli, presidente da Junta Comercial de São Paulo. Desenvolvido pela Imprensa Oficial, o prêmio TI & Governo destaca trabalhos classificados nas categorias e-Administração, e-Serviços Públicos e e-Democracia e premia os 20 melhores projetos públicos de governo eletrônico do País.

Na avaliação, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos. A comissão julgadora foi integrada por Maria da Glória Guimarães, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, pelo professor do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da UNESP, José Luis Bizelli, o sócio-diretor da Orion Consultores Associados, Juarez Quadros do Nascimento além de Norberto Torres, da Unicomm Integração de Negócios, Processos e Sistemas, Vanda Scartezini, da Polo Consultores Associados, de Armando Dal Colleto, diretor da Business School São Paulo, e da jornalista Lucia Helena Corrêa da Plano Editorial.

Em 2009, o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (Caufesp) foi contemplado na categoria e-Administração Pública. Os programas Nota Fiscal Paulista e Conhecimento do Transporte Eletrônico de Cargas foram vencedores na categoria e-Administração Pública em 2008.

Jucesp Online
A Jucesp Online foi implantada com investimentos de R$ 3 milhões realizados pelo governo estadual para criação das novas funcionalidades que alteraram toda estrutura de atendimento da Junta Comercial do Estado de São Paulo, oferecendo serviços de forma rápida, prática e segura a qualquer cidadão por meio do endereço www.jucesp.fazenda.sp.gov.br.

Empresários, advogados e contadores têm acesso gratuito a documentos e fichas cadastrais sem precisar comparecer à Junta ou às suas unidades descentralizadas. A maioria dos serviços da Junta pode ser solicitada gratuitamente, via internet, do escritório ou da residência, inclusive nos finais de semana. Todos os documentos emitidos pelo sistema têm assinatura digital e selo cronológico que conferem autenticidade, integridade e confidencialidade às transações eletrônicas.

Em seis meses de operação, a Jucesp Online atendeu a 7,8 milhões de solicitações de serviços, por meio da internet. Foram realizadas mais de 6 milhões de pesquisas de empresas (simples, avançada ou por mapas), houve a solicitação e expedição de 1,4 milhão de fichas cadastrais e outras 185 mil certidões. As consultas de nome empresarial somaram quase 110 mil acessos e mais de 51 mil documentos foram digitalizados a pedido dos clientes.