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Jucesp movimenta mais de 1,3 milhão de processos em 2012



28/01/2013

Ano de 2012 foi marcado pelo início do processo de reestruturação da Jucesp (Divulgação)

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, bateu mais um recorde no total de pedidos de constituição, encerramento e alteração de empresas. Durante o ano de 2012, foram protocolados 1.330.513 processos, diante de 1.225.667 pedidos feitos em 2011, o que representa um aumento de 8,5% em relação ao período anterior.


Desse montante, foram deferidos no ano passado, 1,012 milhão de processos. A maior parte refere-se a alterações no contrato de empresas (760.964), seguido por constituições (188.701) e encerramentos (62.360). Os dados não incluem processos de empresários registrados como microempreendedores individuais (MEI), que protocolam seus pedidos diretamente no Portal do Empreendedor: www.portaldoempreendedor.sp.gov.br.

Os números devem manter o Estado de São Paulo no topo do ranking do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC). No último balanço de 2011, a Jucesp respondia por 42,3% do total movimentado pelas juntas comercias do Brasil.

Além de mais um recorde na demanda por serviços, o ano de 2012 ficou marcado pelo início do processo de reestruturação da Jucesp. Com a aprovação da Lei Complementar Estadual n° 1.187, de 28 de setembro de 2012, a maior Junta Comercial do País ganhou condições para promover uma ampla reforma orgânica, funcional e administrativa, com o intuito de permitir a execução dos processos de registro e legalização de empresas de forma rápida e integrada, totalmente via internet, desburocratizando os procedimentos e estimulando o empreendedorismo.

Ouvidoria
No mesmo período, houve uma queda de 33,78% no índice de críticas feitas na ouvidoria em relação ao ano anterior. No total, foram registradas 1,8 mil reclamações, frente a 2,8 mil em 2011. Se comparadas com o total de processos de constituição, alteração e encerramento de empresas movimentados pelo órgão, essas manifestações representam somente 0,14% da demanda total.

Conforme o balanço, em 2012, foram registradas 2,7 mil manifestações na ouvidoria, referentes a sugestões, dúvidas, críticas e pedidos de informações. Desse total, 69,07% eram reclamações. O índice sofreu um recuo representativo em relação a 2011, quando foram contabilizadas 2,8 mil críticas em um total de 2,9 mil manifestações, ou seja, cerca de 95% do total. Para entrar em contato com a Jucesp, a autarquia disponibiliza um canal eletrônico que pode ser acessado pelo portal www.jucesp.sp.gov.br, no link Fale Conosco, ou pelos telefones 3468-3050/3051.

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