Jandira terá Escola Técnica do Centro Paula Souza

15/03/2010

Convênio celebra parceria entre Estado e prefeitura para adequação do espaço

A partir de 2011, o município de Jandira, na Região Metropolitana de São Paulo, contará com uma Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza. O convênio foi assinado nesta segunda-feira, 15 de março, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito Walderi Braz Paschoalin. A unidade será implantada na Rua Elton Silva, no centro de Jandira, em um espaço que será adaptado pela prefeitura em parceria com o Estado. A Etec deverá iniciar suas atividades com os cursos técnicos de Administração, Logística e Secretariado, além do Ensino Médio pela manhã.

Graças a uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Jandira já conta com os cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística, na Escola Estadual Prof. Vicente Themudo Lessa. As aulas são ministradas, no período noturno, por professores da Etec de Osasco. No vestibulinho para o 1° semestre de 2010, foram abertas 80 vagas divididas entre os dois cursos. Mais de 280 candidatos prestaram o exame.

Sobre os cursos
O técnico em administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Já o técnico em Logística atua na operação e no controle de produção de bens e serviços, compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando ferramentas de tecnologia de informação. O profissional também presta atendimento a clientes e implementa procedimentos de controle de custos, qualidade e segurança do trabalho no sistema logístico.

Por sua vez, o técnico em Secretariado é o profissional que organiza a rotina diária e mensal da chefia. Estabelece os canais de comunicação com interlocutores, organiza tarefas relacionadas ao expediente geral do secretariado, controla e arquiva documentos. Utiliza aplicativos e a internet para elaboração, organização e pesquisa de informação. Identifica o planejamento estratégico e tático, reconhece a cultura das organizações, dá suporte à área de gestão, planeja, organiza e coordena a execução de atividades.