carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Jaguaré sediará centro de excelência para deficientes



22/12/2009

O futuro Parque Tecnológico do Jaguaré, que será construído na Avenida Engenheiro Billings, na zona oeste da capital, contará com um Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Benefício da Pessoa com Deficiência. O acordo foi firmado nesta segunda-feira, 21 de dezembro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, durante a solenidade de comemoração dos 25 anos do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD).

Na oportunidade, o secretário destacou a importância da iniciativa da criação do centro de excelência dentro de um espaço destinado à pesquisa e inovação. “O Sistema Paulista de Parques Tecnológicos é o resultado do conhecimento aliado à produção e da pesquisa aliada ao desenvolvimento”, ressaltou.

Já a secretária Linamara afirmou que o centro vai garantir o acesso de pessoas com deficiência aos meios audiovisuais. "O acesso não compreende somente a garantia ao entretenimento, mas também o acesso à educação a distância e ao trabalho", disse. Segundo ela, o Centro de Tecnologia e Inovação possibilitará a geração de emprego e todos devem estar alinhados na produção de bens e serviços à sociedade. "O objetivo é incluir as pessoas com deficiência na geração de renda do nosso país", concluiu.

O evento também marcou a assinatura de um convênio entre o governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e a Associação do Laboratório Tecnológico (LSI-TEC), com o objetivo de desenvolver o Programa de Fomento à Normalização e Fabricação de Ajudas Técnicas.

Aniversário do conselho
Criado em 1984, o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência é um órgão consultivo autônomo, vinculado à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a responsabilidade de assessorar o governo nas questões da pessoa com deficiência. O CEAPcD é composto por 20 membros representantes da sociedade civil e dez representantes da área governamental - mais dez suplentes da sociedade e do governo - além de um representante do Ministério Público Estadual.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo