Itatiba contará com espaço empresarial

21/10/2011

A implantação de um espaço empresarial em Itatiba, mediante protocolo de intenção que será assinado com a prefeitura, prevendo o repasse de R$ 70 mil para a iniciativa, foi mais um dos anúncios feitos pelo secretário estadual Paulo Alexandre Barbosa durante a 5ª edição do Acelera SP – evento realizado nesta sexta-feira (21) em Jundiaí. Com objetivo de estimular a adoção de ações inovadoras e tecnológicas, os espaços empresariais atuam como escritórios de apoio a agentes empresariais (indíviduos e empresas).

A partir da identificação das necessidades dos agentes empresariais, são desenvolvidos projetos para a qualificação dos agentes participantes, articulados com outros empreendedores, instituições tecnológicas, incubadoras e entidades representantivas de classe que possam contribuir para a transformação da ideia em negócio.

Nesses espaços serão oferecidos cursos para capacitar a mão de obra local e desenvolver técnicas inovadoras de produção. Uma de suas finalidades é fortalecer o empreendedorismo e auxiliar os setores produtivos locais na questão da competitividade. “Por meio desse trabalho integrado com as prefeituras e organizações empresariais, pretendemos gerar oportunidades de negócios, empregos e renda para a população”, afirma o secretário Paulo Alexandre.

Na parceria com o município, a secretaria assegura a transferência de recursos para a aquisição dos equipamentos, maquinários, mobiliários e softwares indispensáveis para o funcionamento dos espaços de uso coletivo. Em contrapartida, a prefeitura busca parceiros que compreendam a demanda e oferta de negócios da região, viabilizando a participação de empresas e instituições de acordo com o perfil vocacional da região.