carregando...

Notícias

Notícias

Itapeva terá estudo para implantação de Centro de Inovação



03/10/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o prefeito de Itapeva, José Roberto Comeron, assinaram nesta quinta, (03/10), na sede da Secretaria, um protocolo de intenções, que prevê a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica no município. Também participaram do encontro, o secretário de Coordenação e Planejamento da cidade, Marco André Ferreira D’ Oliveira, e a ex-deputada Terezinha da Paulina.

De acordo com Rodrigo Garcia, o documento assinado hoje é o embrião para a implantação do futuro empreendimento. “Após o diagnóstico da situação econômica local e  das principais cadeias produtivas será realizado um estudo detalhado identificando as atuais necessidades e dificuldades  para a concretização do Centro, que deverá contar com laboratórios de base tecnológica, serviços de suporte para certificação de qualidade e inovação dos produtos”, completa.

Para o prefeito Comeron, o Centro atuará junto aos principais setores que envolvem os segmentos de madeira, minério e alimentos. “Pretendemos agregar inovação e valor aos produtos produzidos em Itapeva, que  já possui uma forte cultura ambiental.”

O município de Itapeva ocupa uma área de 1827 km² e conta com uma população aproximada de 90 mil habitantes. Ele é um dos pólos comerciais do Sudoeste Paulista, formado por 15 cidades e um dos maiores produtores de milho.
 
Centro de Inovação Tecnológica
O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado de São Paulo e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.

Nesta primeira fase, estão sendo apoiados os estudos para diagnóstico e planejamento dos Centros, uma vez que as Prefeituras não possuem, em suas estruturas, especialistas que possam estruturar projetos deste tipo.

Atualmente o Estado de São Paulo possui 25 iniciativas para a instalação de Centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia, Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicpal do Vale do Paranapanema, Franca , Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho, Socorro, Tatuí, Votuporanga.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo