carregando...

Notícias

Notícias

IPT recebe comitiva de acadêmicos franceses



14/06/2012

A comitiva francesa que visitou o IPT na tarde da quarta-feira, dia 6 de junho, composta pelos diretores de relações internacionais da Escola Nacional de Obras do Estado (ENTPE), Nicolas Farge, e do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (INSA), Marie-Pierre Favre, foi acompanhada pelo adido de Ciência e Tecnologia do Consulado da França em São Paulo, Gérard Chuzel.

Segundo Eduardo Valle, gerente de Relações Corporativas do IPT, a ENTPE e o INSA são duas das 18 instituições de pesquisa tecnológica vinculadas ao Polo de Ensino Superior e Pesquisa (PRES) "Université de Lyon". “O objetivo principal da reunião foi apresentar trabalhos do IPT em construção civil e conhecer a atuação dos institutos franceses nessa área, visando identificar oportunidades de parceria. O INSA, que como o IPT é multidisciplinar, tem interesse também em tecnologia energética, elétrica, de materiais e mecânica.”

O INSA é também um dos principais participantes do BRAFITEC (BRasil FRance Ingénieurs TEChnologie), programa bilateral para a formação de engenheiros financiado pelos governos brasileiro e francês que promove o intercâmbio, em média, de 60 estudantes brasileiros por ano em 14 universidades parceiras na França.

As apresentações técnicas do IPT foram feitas por Luciana Oliveira, pesquisadora do Centro Tecnológico do Ambiente Construído, e Ivanísio de Lima Oliveira, do Centro de Tecnologia de Obras de Infraestrutura. Para Thierry Valentin, vinculado à Embaixada da França no Brasil, a visita dá sequência à negociação de um acordo mais amplo que envolve pelo lado brasileiro a USP e a FAPESP. Valentin informou também que a reunião com o IPT e demais encontros realizados ao longo da semana “poderão determinar os contextos de um acordo estratégico perene entre as partes envolvidas.”

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo