carregando...

Notícias

Notícias

IPT promove Workshop sobre inovação tecnológica



21/12/2012

Representantes da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas ligada à Abimaq , a Associação Brasileira de Máquinas, reuniram-se em workshop na segunda-feira, dia 17, na sede do IPT com parceiros do próprio Instituto e da Escola Politécnica da USP. O objetivo foi estabelecer áreas de cooperação para trabalhos conjuntos envolvendo as três instituições, segundo Flavia Motta, da Coordenadoria de Planejamento e Negócios do IPT e coordenadora do encontro.

A ideia – explica Flavia – é desenvolver esforços conjuntos para apoio ao desenvolvimento de processos de inovação nas empresas do setor de máquinas e implementos agrícolas: “Para isso, foram identificados os seguintes temas para desenvolvimento de projetos : engenharia de projeto, engenharia de processo, organização da produção, seleção de materiais, qualificação técnica dos produtos para viabilizar a certificação, tratamento de superfície e corrosão, desenvolvimento de produtos, modelagem computacional e cálculo estrutural, desempenho de máquina, metodologia de levantamento de custos, ensaios específicos para caracterização, desempenho e qualificação de produtos, e durabilidade de equipamento e manutenção preventival”. O próximo estágio dos debates do termo de cooperação será em janeiro de 2013.

Para a diretora de inovação do IPT, Zehbour Panossian, a união das três instituições é muito forte. “A parceria entre o Instituto e a Universidade fortalece e potencializa a capacidade de gerar tecnologia e inovação com empresas brasileiras, particularmente junto à Abimaq. Com a promoção da inovação nas indústrias, não são só as empresas que saem ganhando, mas o próprio País que incorpora qualidade e criatividade no que produz, tornando-se mais competitivo em escala global.”

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo