carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

IPT promove seminário Brasil-Alemanha



21/03/2011

Evento aborda a interação entre indústria e instituições de pesquisa científica

Nos dias 22 e 23 de março, o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – em parceria com três Institutos Fraunhofer (EMFT – Instituição de Tecnologias Modulares de Estado Sólido, IGB - Instituto de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia e IZFP - Instituto de Ensaios Não-Destrutivos) realiza a “1ª Jornada IPT-Fraunhofer”em São Paulo.

Fraunhofer-Gesellschaft é hoje a maior instituição de pesquisa aplicada europeia, com mais de 80 centros de pesquisa em todo o mundo, incluindo 59 institutos de pesquisa na Alemanha. Atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação; Ciências Biológicas; Microeletrônica; Tecnologia de Superfícies e Fotônica; Produção; Materiais e Componentes; e Defesa e Segurança. Em março de 2009, mediante acordo de cooperação tecnológica assinado entre o IPT e a Fraunhofer-Gesellschaft, durante a visita da ministra alemã da Educação e Pesquisa, Annette Schavan, foi criado Escritório Fraunhofer dos Institutos EMFT, IGB e IZFP em SP.

A “1ª Jornada IPT-Fraunhofer” integra o calendário de eventos do “Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011”. O evento compõe-se de dois workshops com foco na interação entre indústria e instituições de pesquisa científica e tecnológica brasileiras e alemãs. “Os três institutos Fraunhofer e o IPT não só aprofundarão a cooperação nas áreas estratégicas em que atuam, mas também darão à indústria brasileira uma oportunidade de entrar em contato com os novos conhecimentos nos campos dos dois workshops, mostrando as possibilidades e potenciais de inovação”, diz Cornelia Huelsz Müller, responsável pelo Fraunhofer em São Paulo.

Para Eduardo Valle, gerente de Relações Corporativas do IPT, há afinidades técnicas importantes entre os institutos brasileiro e alemães. “Esta jornada fortalecerá ainda mais um dos papéis pró-inovação comuns ao IPT e aos institutos Fraunhofer, que é a aproximação entre universidades e empresas nos seus países.”

O workshop do dia 22 abordará o tema “Métodos Anticorrosão e Monitoramento das Condições Voltadas à Indústria de Petróleo e Gás”. No dia 23 o tema será “Microfluídica e Nanobiotecnologia Aplicada à Saúde”. Os dois eventos serão realizados das 9 às 18 horas no campus do IPT (avenida Professor Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária – São Paulo/SP). As inscrições são gratuitas. Para inscrições e programação completa do evento, acesse www.ipt.br/eventos/52-1%C2%AA_jornada_ipt_fraunhofer.htm

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo