carregando...

Notícias

Notícias

IPT lança catálogo de madeiras brasileiras



29/10/2013

Será lançado na quarta-feira, 30 de outubro, durante o 3º Seminário Madeira é Legal, o Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil elaborado por equipe doCentro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT. A publicação relaciona 20 espécies de madeiras, menos conhecidas e menos utilizadas, para o uso no setor da construção civil. Esta contribuição técnica visa ampliar a base de oferta de matéria-prima para o setor, amenizando a demanda de madeiras tradicionais e reduzindo a pressão pela exploração de novas áreas florestais.

O trabalho foi coordenado pelo pesquisador Márcio Nahuz, da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais do IPT, com o patrocínio do WWF-Brasil e apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). As espécies de madeiras apresentadas possuem volumes conhecidos, disponíveis no mercado e provenientes de operações florestais sustentáveis, de empresas florestais certificadas.

O Programa Madeira é Legal tem o objetivo de incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada na construção civil no estado e no município de São Paulo, por meio da cooperação técnica e institucional entre os parceiros envolvidos. Criado em março de 2009, com a assinatura de um protocolo de cooperação por 23 signatários, o programa é resultado de uma iniciativa de empresas e entidades do setor madeireiro e da construção civil, da sociedade civil e dos governos estaduais e municipais de São Paulo.

SERVIÇO – O seminário, que tem entrada gratuita, acontece das 8h30 às 13h no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente, localizado na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. Veja a programação completa do evento e, para fazer sua inscrição, clique aqui.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo