carregando...

Notícias

Notícias

IPT destaca em inovação e sustentabilidade em prêmio



14/12/2012

Na noite de segunda-feira, dia 10 de dezembro, a Associação Comercial de São Paulo realizou cerimônia de entrega do prêmio “Exporta São Paulo 2012”, contemplando empresas que foram destaques em exportação. Segundo a organização o prêmio é parte das atividades do projeto “Exporta, São Paulo”, contando com parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e a São Paulo Chamber of Commerce/Associação Comercial de São Paulo.

O prêmio “Exporta São Paulo” é atribuído em diversas categorias. Um dos destaques é o reconhecimento aos empreendimentos empresariais que têm o diferencial da inovação e sustentabilidade, adequando processos e produtos para alavancar vendas ao mercado externo. As indicações nesta categoria são feitas pelo IPT, por meio do seu Programa de Apoio Tecnológico à Exportação – Progex, e pela Agência USP de Inovação. Na edição anual 2012, que é a oitava, o prêmio nesta categoria foi concedido às empresas WEM Equipamentos Eletrônicos, de Ribeirão Preto, e MM Optics, de São Carlos.

Rogério Amato, presidente da Associação e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, reafirmou a importância do prêmio. “O objetivo continua sendo estimular a atividade exportadora entre as micro, pequenas e médias empresas.” O vice-governador paulista, Guilherme Afif Domingos, analisou o desafio do trabalho exportador para empresas nacionais. “Os premiados de hoje são heróis, porque trabalhar com exportação é complexo. A globalização tem sido mais um jogo de relacionamento das grandes corporações.”

Para o diretor de Operações e Negócios do IPT, Carlos Padovezi, o apoio tecnológico às empresas nacionais de pequeno porte é estratégico. “O trabalho do Instituto junto às pequenas e médias empresas, por meio do Progex, tem o objetivo de capacitá-las para conseguirem exportar seus produtos. Este esforço está enquadrado na busca do cumprimento de vários objetivos importantes da instituição como o estímulo à inovação, o fornecimento de apoio tecnológico às indústrias e o suporte a políticas públicas de grande impacto para a sociedade.”

Mari Katayama, coordenadora do Progex, acredita que a adequação de produtos viabiliza exportações e contribui para a inserção das empresas no mercado global de maneira competitiva. “Ajudamos empreendedores a superar barreiras impostas pelos países importadores, especialmente as de caráter técnico.”

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo