IPT dá suporte técnico a Taboão da Serra

01/04/2009

Equipe técnica do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas (Cetae) prestou assessoria tecnológica à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação da prefeitura de Taboão da Serra para elaboração do Plano Municipal, mediante contrato firmado entre o poder público municipal e a Fundação IPT, com recursos do Ministério das Cidades e contrapartida do município.

O plano contém uma série de medidas e ações para prevenção e correção visando a eliminar ou reduzir riscos geológicos como deslizamentos em assentamentos precários. Esses locais foram vistoriados por técnicos do IPT e da Prefeitura de Taboão da Serra.

Segundo a pesquisadora Kátia Canil, coordenadora do Plano e pesquisadora do Laboratório de Riscos Ambientais do Cetae, as áreas foram classificadas de acordo com o tipo e o grau de risco. "A prefeitura de Taboão inovou ao divulgar as principais medidas preventivas numa edição especial do jornal 'Imprensa Oficial do Município de Taboão da Serra', já que em outras situações a opção era por uma cartilha que, certamente, teria um custo maior."

O IPT já elaborou seis Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) nos municípios de Santos, Guarujá, Jacareí, Osasco, Jundiaí e Taboão da Serra e, atualmente, estão realizando o Plano para o município de Itapevi, coordenado pelo pesquisador Marcelo Gramani.

Clique aqui para acessar a cartilha completa do Plano Municipal de Redução de Riscos.