IPT conclui vistoria técnica em São Luiz do Paraitinga

08/01/2010

Cidade ficou alagada após enchente no Rio Paraitinga devido às fortes chuvas

O balanço finalizado nesta quinta-feira, 7 de janeiro, por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, indicam um total de 844 imóveis vistoriados, dos quais 146 foram indicados para interdição e 698 liberados. O órgão esteve com quatro técnicos na cidade entre os dias primeiro e sete de janeiro, em auxílio à prefeitura e à Defesa Civil do Estado.

O IPT analisou o conjunto arquitetônico histórico de Paraitinga, que tem cerca de 470 edificações tombadas como patrimônio. A prioridade nos trabalhos do IPT foi verificar a segurança estrutural das construções remanescentes e das encostas e taludes nas áreas urbana e rural.

O IPT fará um relatório com as informações consolidadas do atendimento realizado, lista dos imóveis interditados, fotos e sugestões de medidas de prevenção e correção. O relatório será entregue à Defesa Civil Estadual e à prefeitura de São Luiz do Paraitinga.

O trabalho de vistoria e mapeamento dos imóveis tombados terá continuidade na próxima terça-feira, 12 de janeiro. Engenheiros civis, engenheiros florestais e geólogos do IPT darão suporte técnico para a definição dos planos de trabalho.