IPT comemora 110 anos na Sala São Paulo

29/06/2009

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), um dos principais centros de pesquisa brasileiro, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, completou 110 anos de atividades na última quarta-feira, 24 de junho. Uma cerimônia realizada no sábado, 27, na Sala São Paulo, comemorou a data e contou com a participação do governador do Estado de São Paulo, José Serra. A solenidade também contou com a presença do vice-governador Alberto Goldman, e do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Uma apresentação musical de cerca de 40 minutos; com Paulo Moura, no clarinete, e Cliff Korman, no piano; encantou as mais de 600 pessoas presentes ao evento que agitou a Sala São Paulo, na capital.

O IPT tem como objetivo dar suporte tecnológico aos setores público e privado para melhorar a qualidade de vida da população. A infraestrutura conta com 12 centros técnicos, 30 laboratórios e quase 1,6 mil funcionários - 511 pequisadores. A instituição deve receber investimentos de R$ 96 milhões em 2009. Os recursos serão utilizados na sua modernização, que foi planejada em três eixos: recursos humanos, gestão e infraestrutura laboratorial.

O Projeto Moderniza, de capacitação laboratorial, prevê investimentos, até 2010, de R$ 150 milhões - R$ 122 milhões do Governo do Estado de São Paulo e R$ 27 milhões no BNDES. Tradicionalmente, o IPT investia de R$ 2 milhões a R$ 5 milhões ao ano nesse segmento. Neste ano, porém, serão R$57 milhões só do governo estadual.

Novos site e logomarca
Para marcar os seus 110 anos, o IPT lançou novo logotipo e readequou o layout do site. E quem ganha com isso são os interessados em conhecer os avanços tecnológicos. O novo site é mais interativo e a busca de informações é ainda mais ágil e proporciona ao internauta encontrar conteúdos do seu interesse com mais rapidez. Além disso, a forma de apresentação permite conhecer melhor a multidisciplinaridade do IPT. Clique aqui para acessar o novo site.

Para atrair os internautas, o site traz notícias, filmes, vídeos, galerias de imagens, casos de sucesso, colunas técnicas - em que pesquisadores escrevem sobre temas de interesse do setor produtivo ou da sociedade - artigos técnicos, eventos e cursos relacionados. O site ainda mostra os cinco links mais acessados, área dos centros que o IPT participa, informações sobre o mestrado profissional, abrangência internacional com disponibilização do conteúdo em outros idiomas, entre outros.

Desafios
O IPT atua em três âmbitos: realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento, prestação de serviços técnicos (que incluem testes de produtos e calibrações de instrumentos) e desenvolvimento de extensão tecnológica (implantação das melhores práticas em empresas). Além da sede (na capital, com 65 prédios), o instituto possui laboratório em Franca e Guarulhos. O laboratório de estruturas leves está em fase de montagem no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A instituição conta, na área técnica, com dois núcleos e 12 centros técnicos - por onde se distribuem 30 laboratórios e 10 seções. Com quase 1,6 mil funcionários, dos quais 511 pesquisadores e 405 de apoio técnico, o instituto emitiu, no ano passado, cerca de 36 mil documentos técnicos e desenvolveu 300 projetos de pesquisa e desenvolvimento.

"Vivemos na sociedade do conhecimento, onde a tecnologia é base muito importante para o desenvolvimento sustentável (que abrange os eixos econômico, ambiental e social). O principal desafio do IPT é suprir tecnologias que garantam esse desenvolvimento", destacou o diretor-presidente do instituto, João Fernando Gomes de Oliveira.