IPT auxilia trabalhos na Região Serrana do Rio

16/02/2011

Técnico do IPT durante a realização de uma série de vistorias em Teresópolis

A pedido da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concluiu as avaliações e análises geológico-geotécnicas relacionadas a movimentos de massa, enchentes e inundações ocorridas em sete municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro: Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis. São relatórios qualitativos, que registram a visita técnica nos municípios.

Os técnicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro se uniram com técnicos do GADE, o Grupo de Apoio a Desastres, para unificar as informações com o uso do Sistema Informatizado de apoio a Emergência (Infopae), visando a otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros, para diminuir o impacto do desastre. Técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional estão empenhados em analisar as áreas de saúde, assistência social e defesa civil das três esferas de governo após o desastre natural ocorrido na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Todas essas ações estão sendo monitoradas pelo Gabinete de Mobilização e Apoio à Recuperação no Rio de Janeiro, que é coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Além da Integração Nacional, o gabinete também é composto pelos Ministérios da Defesa, Saúde, Justiça e Minas e Energia. No total foram afetadas 91.848 pessoas, em 24 municípios do Estado do Rio de Janeiro.