carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

IPT assina convênio para projeto de arborização em Mauá



08/10/2013

Inventário de todas as árvores do município e elaboração de um plano de ação fazem parte do projeto. Uma cerimônia realizada em 4 de outubro, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, oficializou o convênio para repasse de recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A verba será utilizada para a execução do projeto Gestão de Arborização Urbana na cidade de Mauá. 

O trabalho deverá ser realizado em um prazo de dois anos. Ao todo, R$ 1.824.391,20 foram disponibilizados para as etapas do projeto, que será composto pela realização de um inventário de todas as árvores do município, de um diagnóstico da condição das áreas verdes, elaboração de um plano de ação e, por fim, execução final do trabalho de recuperação e arborização. 

Segundo Sérgio Brazolin, biólogo do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT e gerente de projeto, apesar de Mauá estar situada em uma região de Mata Atlântica, quase não existem mais árvores dentro da cidade. “Esperamos que a experiência seja um modelo para outras localidades”, disse, pontuando que ainda são poucos os municípios que possuem um plano diretor de arborização, tal qual Mauá pretende elaborar a partir desse trabalho. 

Eloisa Arruda, secretária da Justiça, e Carlos Padovezi, diretor de Operações e Negócios do IPT realizaram a assinatura do convênio. A secretária relembrou que os recursos do FID já foram disponibilizados para outras ações de interesse público. “A restauração da Pinacoteca e a reconstrução do município de São Luís do Paraitinga foram feitas com auxílio do FID. Recentemente também assinamos convênio para a revitalização do Palácio das Indústrias”, disse. 

A cerimônia de assinatura contou ainda com a presença do prefeito de Mauá, Donisete Braga, do assessor técnico do FID, Wilson Ricardo Mingorance, da secretária municipal do Meio Ambiente Tania Vieira, Rodolfo Costa e Fernanda Matumura, ambos da Casa Civil, Ligia Romagnano e Nereide de Oliveira, do IPT.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo