IPEN tem novo superintendente

17/04/2008

Nesta quarta-feira (16/04), o físico Nilson Dias Vieira Junior assumiu a superintendência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). A cerimônia de posse, que aconteceu no instituto, contou com as presenças do vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo Alberto Goldman; do ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende; da reitora da USP Suely Vilela e do presidente da CNEN Odair Dias Gonçalves. Também foi empossado no cargo de Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN o físico Marcos Nogueira Martins.

O secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman reforçou em seu discurso a importante contribuição que o Estado de São Paulo dá à ciência e ao país, destacando a importância do IPEN nesse cenário. “IPEN é uma entidade praticamente dirigida pela administração Federal em parceria com o Governo do Estado buscando o benefício da sociedade, o objetivo desta administração é estabelecer uma forma de trabalho, um novo patamar de parceria que busque beneficiar São Paulo e todo o país”.

Em discurso, Nilson Dias Vieira abordou o pioneirismo e as parcerias do IPEN em diversas esferas. No ano de 2007, o instituto desenvolveu 359 projetos, com investimento de R$ 16 milhões, contando com 1053 servidores. No programa de pós-graduação institucional, conduzido em parceria com a USP, estão matriculados aproximadamente 400 alunos de pós-graduação, que tem conceito 6 na avaliação da Capes, que o qualifica como um programa de excelência. “O instituto sempre procurou parâmetros de excelência que identificassem o mérito de sua ação, buscando iniciativas para contribuiu com o desenvolvimento do país. É um terreno fértil para novas e promissoras idéias”, lembrou Vieira.

Claudio Rodrigues, que deixou o cargo após atuar como superintendente por duas gestões demonstrou confiança no papel que o instituto continuará desempenhando nos cenários da ciência, tecnologia e inovação nacionais. Agradeceu, ainda, a todos os servidores e colaboradores “pelo companheirismo e dedicação, entusiasmo e inteligência com que sempre identificaram suas atividades”.