carregando...

Notícias

Notícias

Ipen promove seminário internacional



13/08/2012

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) promove, no próximo dia 16 de agosto, em São Paulo, o Seminário Internacional Materiais Poliméricos e Biopolímeros. O evento é realizado em conjunto com a Society of Plastics Engineers e tem o apoio do Instituto Nacional do Plástico e da Associação Brasileira de Polímeros.

No encontro estarão reunidos desde estudantes de graduação até pós-graduados, acadêmicos e profissionais. Entre os palestrantes, profissionais da indústria da cadeia do plástico, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, da França e EUA. Para Julio Harada, especialista em biopolímeros e polímeros biodegradáveis na empresa Basf e um dos palestrantes, o Brasil segue tendências mundiais sobre o tema e encontra-se em fase bem avançada de pesquisas, principalmente nos centros de pesquisas das universidades e das indústrias, afirma.

O Centro de Tecnologia das Radiações do Ipen, por exemplo, desenvolve pesquisas sobre biopolímeros biodegradáveis e compostáveis para utilização no segmento de embalagens, e nanopartículas de fontes renováveis, a partir de materiais que seriam descartados, causando impacto ambiental. Estes materiais antes descartados passam a ser utilizadas como reforço em plásticos de engenharia de alta performance de fonte renovável e/ou fóssil, para aplicação nas indústrias automotiva, de produção de componentes eletroeletrônicos, entre outras. Nos estudos do instituto são empregadas ainda fibras da biodiversidade brasileira e a radiação ionizante é utilizada nos processos para obtenção de propriedades ainda melhores, explica a pesquisadora Esperidiana Moura.

Há descontos para estudantes e profissionais. Programação completa em www.ipen.br/sitio/?idc=11924. Informações também pelo e-mail abmoura@ipen.br ou pelo telefone 11 3133-9883.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo