carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Ipen completa 56 anos de fundação



31/08/2012

Governador fala da importância da instituição para a comunidade

O Governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli participaram hoje (31)da solenidade comemorativa pelos 56 anos de fundação do Ipen, no auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, em São Paulo. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação e assistência técnica entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para fortalecer a produção, modernizar e qualificar as plantas produtivas do Ipen e do IEN, institutos de pesquisa ligados à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).O evento contou ainda com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da CNEN, Angelo Fernando Padilha, o superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Junior, entre outras autoridades, dirigentes e gestores de instituições científicas.

Na ocasião, foi reforçada a assinatura de um convênio – ocorrida em 31 de maio deste ano - entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Ipen e a CNEN, com a interveniência do MCTI e da USP, que disciplina a utilização, gestão e gerenciamento de bens e instalações do Ipen pela CNEN. Pelo acordo, os investimentos estaduais no instituto nos próximos 25 anos totalizam R$ 18,8 bilhões. Com isso, fica assegurada a continuidade de mais de 190 linhas de pesquisa estabelecidas no plano de trabalho institucional.

Segundo o secretário Luiz Carlos Quadrelli é fundamental garantir investimentos para linhas de pesquisas do Instituto, uma referência nacional. "O IPEN é responsável por importantes avanços científicos, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população. A sua produção de radiofármacos transformou o Estado de São Paulo em um pólo de tratamento e diagnóstico em medicina nuclear”, completou.

O superintendente do IPEN, Vieira Junior reforçou a importância do convênio como apoio técnico ao empreendimento do Reator Multipropósito Brasileiro - um dos mais importantes projetos do MCTI e fundamental para a independência brasileira na produção de radiofármaco- que realiza 3 milhões de procedimentos médicos por ano. O gestor destacou ainda a operação do reator IEA-R1 a sua potência máxima de projeto, de 5 megaWatt, e a produção no instituto do 100º elemento combustível para reator de pesquisa."Outro importante resultado foi obtido na atividade de formação de recursos humanos: em agosto chegou-se a 2.000 títulos de mestrado e doutorado outorgados, como prova da importância do instituto no cenário científico e tecnológico nacional", acrescentou.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo