carregando...

Notícias

Notícias

Ipen completa 55 anos nesta quarta-feira



13/09/2011

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realiza nesta quarta-feira (14), às 15 horas, solenidade comemorativa pelo seu 55º aniversário de fundação. Na ocasião, será concedido o título de Pesquisador Emérito ao engenheiro Othon Luiz Pinheiro da Silva, diretor de Pesquisa de Reatores do instituto no início da década de 1980. O título é concedido a personalidades que tenham se destacado por sua atuação no Ipen, contribuindo para torná-lo uma instituição de excelência em ciência e tecnologia.

O Ipen é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e gerido técnica, administrativa e financeiramente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Também é associado à USP para fins de ensino e pós-graduação.

Participam do evento o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômicio, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Quadrelli, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Angelo Fernando Padilha, o superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Junior, além de gestores de instituições científicas e tecnológicas, além de autoridades federais e estaduais.

Criado em 1956, com o nome de Instituto de Energia Atômica (IEA), o instituto desenvolve pesquisas de excelência em áreas como biotecnologia, aplicações da tecnologia nuclear, engenharia nuclear, metrologia das radiações ionizantes, proteção radiológica, células a combustível e hidrogênio, materiais, química e meio ambiente, reatores de pesquisa, lasers e diversas outras.Disponibiliza novos produtos, serviços e tecnologias voltadas à saúde, qualidade de vida e garantia de desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo