Ipen comemora 52 anos de fundação

22/08/2008

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, realiza no próximo dia 28 de agosto, às 15h30min, em São Paulo, solenidade comemorativa pelos 52 anos de fundação. Participam da cerimônia autoridades dos governos Federal e do Estado de São Paulo, dirigentes de instituições científicas e universidades, servidores do instituto, entre outros convidados.

Durante a solenidade será outorgado o título de Pesquisador Emérito ao pesquisador e ex-superintendente do instituto, Claudio Rodrigues. O título destina-se a profissionais de ciência e tecnologia que tenham se distinguido por atividades de pesquisa e desenvolvimento ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso do instituto. Nos anos anteriores, receberam a distinção nomes como o físico Marcelo Dammy, um dos fundadores da instituição, a química Constância Pagano, pesquisadora na área de radiofármacos no país e os físicos Shigueo Watanabe e José Goldemberg.

Após a solenidade, será inaugurado um novo cíclotron, equipamento voltado à produção de radiofármacos para a medicina nuclear. O cíclotron é um acelerador de partículas utilizado na produção do flúor marcado com glicose (ou simplesmente FDG), fármaco radioativo empregado em exames oncológicos, cardiológicos e neurológicos de alta qualidade. Com investimentos da ordem de R$ 3,6 milhões, o cíclotron tem previsão de entrar em funcionamento até o final deste ano.

O IPEN caracteriza-se pela multidisciplinaridade das atividades que desenvolve nas áreas de saúde, meio ambiente, aplicações de técnicas nucleares, materiais, segurança radiológica, reatores nucleares e fontes alternativas de energia. O conhecimento gerado por seus pesquisadores e técnicos resulta em produtos e serviços de alto valor econômico e estratégico para o país. Em associação com a Universidade de São Paulo, a instituição mantém um programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) avaliado com grau de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).