Investe SP realiza evento sobre atração de investimentos

09/12/2010

Representantes de sete prefeituras participaram da 13ª edição do evento

Com o objetivo de apresentar os trabalhos de atração de investimentos e conhecer o potencial de cada município, a Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, realizou nesta quinta-feira, 09 de dezembro, o 13º Encontro com Prefeituras Paulistas. O evento contou com a participação de representantes de Aguaí, Anhembi, Cabreúva, Franco da Rocha, Itapevi, Lençóis Paulistas e Lins.

Durante a abertura do encontro, o presidente da Investe São Paulo, Mario Mugnaini Jr, ressaltou a importância de manter o diálogo com os municípios para estimular os potenciais econômicos locais. "Quando o empresário estrangeiro nos procura para investir no Estado, ele quer um município que lhe ofereça as melhores condições. Por isso, essa aproximação da Investe SP com as prefeituras é fundamental para apontarmos as potencialidades de cada região e garantirmos o investimento", destacou.

Em seguida, o diretor da Investe São Paulo, José Roberto Cunha, explicou como funciona o trabalho da agência, destacando a importância da promoção de investimentos para o Estado. "A Investe São Paulo apresenta as potencialidades, os benefícios e os custos que as empresas estrangeiras terão ao se instalar em São Paulo", afirmou.

Na oportunidade, também foi apresentado o programa da Agência de Fomento Paulista - Nossa Caixa Desenvolvimento, que oferece linhas de crédito com os menores juros do mercado para financiar obras municipais e projetos de pequenas e médias empresas. A Nossa Caixa Desenvolvimento tem o papel de coordenar e implantar políticas financeiras de fomento ao setor público e privado.

No decorrer do encontro, cada município apresentou as vocações de suas regiões para atrair novos investimentos, com a finalidade de estimular o desenvolvimento econômico local. Cada cidade salientou aspectos turísticos, geográficos e potencialidades da mão-de-obra e da indústria de sua região.

Durante o último encontro, em novembro, o secretário de Pindamonhangaba, Álvaro Staut, falou sobre o trabalho da agência. “Já tivemos boas experiências com a Investe São Paulo, quando algumas empresas nos visitaram e recebemos todo o apoio. A Investe é como um município, tudo tem começo, meio e fim”, ressaltou.

Encontros com municípios
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado, a agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. Até o momento, já foram realizadas treze reuniões, com 97 municípios. No próximo ano, a agência pretende organizar doze reuniões, uma a cada mês, com a participação de 120 cidades paulistas. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar a inscrição pelo telefone (11) 3218-5769. Saiba mais sobre a Agência Paulista de Promoção de Investimentos no site:www.investe.sp.gov.br