carregando...

Notícias

Notícias

Investe SP participa de encontro nos EUA



11/04/2012

A primeira etapa da missão da Investe SP aos Estados Unidos, realizada em conjunto com a Câmara de Comércio Americana (Amcham), encerrou-se nesta terça-feira, 10 de abril, em Washington, D.C. O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o analista Internacional da agência, Rafael Murgi, participaram de um encontro na US Chamber, a maior entidade empresarial dos Estados Unidos.

Cerca de 50 representantes de empresas, associações e consultorias norte-americanas estiveram presentes no evento, incluindo o Ex-Im Bank e o Departamento de Desenvolvimento de Pequenas e Médias de Empresas de Washington.

Almeida apresentou as oportunidades de investimentos em São Paulo, destacando que o Estado responde por 32% do PIB do País e por 21% da população brasileira. Ele também explicou o papel da Investe SP, colocando os serviços da agência à disposição dos investidores. “Um dos destaques do Estado é o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP), que agora possibilita ao investidor apresentar propostas de parceria por meio da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP)”, afirmou Almeida.

Os demais integrantes da delegação da Amcham que está nos Estados Unidos para levar informações a potenciais falaram sobre outras questões-chave para se investir e fazer negócios no Brasil, tais como a gestão de impostos para empresas, contratos governamentais, licenças ambientais, obtenção de financiamentos e parcerias comerciais.

Nesta quarta, dia 11, a missão prossegue com a realização do seminário “How to do business and invest in Brazil” em Nova Iorque. Dia 12, o evento ocorrerá em Boston. Estima-se a participação de cerca de 70 empresas em cada seminário.

Para finalizar a missão, a Investe São Paulo realizará uma série de encontros e um seminário em Charlotte, nos dias 15 e 16 de abril, juntamente com a Agência de Investimento de Charlotte. Paralelamente, o presidente da Investe SP fará encontros com empresas interessadas em investir no Estado de São Paulo.

Conferência “Brasil-Estados Unidos”

Almeida também participou, nesta segunda, dia 9, em Washington, D.C., da Conferência “Brasil-Estados Unidos: Parceria para o Século 21”. O evento fez parte da visita oficial da presidente Dilma Rousseff a Washington e discutiu os principais elementos da agenda de aproximação entre os governos e os setores privados do Brasil e dos Estados Unidos, entre os quais: investimentos, competitividade, inovação, comércio e energia.

O presidente da Investe SP acompanhou, ainda, a assinatura – pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota – do memorando de entendimento entre o governo brasileiro e o governo dos Estados Unidos para apoiar a cooperação estadual e local.

Também na segunda, o analista Internacional da agência fez uma visita à IFC, instituição que faz parte do Banco Mundial, cuja missão é promover o investimento sustentável do setor privado dos países em desenvolvimento, ajudando a reduzir a pobreza e a melhorar a vida das pessoas. Murgi explicou o papel da Investe SP à especialista do IFC, Anita Fiori, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio de informações entre as instituições.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo