carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Investe SP participa de encontro com a Dongfeng



20/10/2010

Presidente da Investe SP participou de evento com empresários chineses

A Dongfeng Motor Corporation e a delegação da Província de Hubei, na China, promoveram nesta quarta-feira, 20 de outubro, um encontro para conhecer melhor a economia e o mercado automobilístico brasileiro. O presidente da Investe São Paulo, Mario Mugnaini Jr., participou do evento ao lado de empresários paulistas e chineses.

A Dongfeng está entre as três maiores fabricantes chinesas de automóveis e pretende expandir sua marca para outros países. Durante o evento, o vice-gerente-geral, Zhou Qiang, apresentou a estrutura da empresa e os planos de expansão. “A internacionalização não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. Queremos que o Brasil seja nossa porta de entrada para a América do Sul, já que é o país mais forte na América Latina”, afirmou. Durante o encontro, foi assinado um acordo de cooperação com um parceiro que representará a marca no Brasil. A estatal planeja duas etapas de entrada no mercado brasileiro. A primeira é a venda de veículos importados da China e a segunda prevê a construção de uma fábrica para produção local.

A Fenabrave, associação que representa as concessionárias no país, apresentou um balanço dos veículos automotores no mercado brasileiro, e o presidente da Investe São Paulo mostrou as vantagens competitivas do Estado e os incentivos que o Governo oferece para indústrias do setor automotivo. “Além de fatores como logística, condições de infraestrutura, recursos humanos e mercado consumidor, o Estado possui o Programa Estadual de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Veiculo Automotor (Pró-Veículo), que prevê a suspensão do pagamento do ICMS para a aquisição de mercadorias, equipamentos, partes e peças” disse.

Também participaram do evento, o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, João Carlos Maranha, o secretário municipal de Relações Internacionais, Alfredo Cotait Neto, o vice-governador da província de Hubei, Tian ChengZhou e o cônsul geral da China em São Paulo, Sun Rongmao.

Delegação chinesa também visitou a sede da Agência Investe São Paulo

Encontro
A delegação chinesa também visitou a sede da Investe São Paulo, onde conheceram o mercado de autopeças e as regiões do Estado onde são fabricados veículos. “São Paulo é muito grande, por isso é importante ter uma agência como a Investe SP, que ajuda os investidores a conhecer as melhores opções”, disse o vice-governador da província chinesa de Hubei.

Sobre a Dongfeng
Além de veículos, a Dongfeng, que é uma companhia estatal, produz peças e equipamentos. No portfólio de veículos a empresa fabrica carros de passeio, vans, caminhões e ônibus. O grupo chinês já tem uma série de parcerias com outras montadoras. Atua com a coreana Kia Motors, com as japonesas Honda e Nissan e com o grupo francês PSA Peugeot Citroën. Com cerca de 120 mil empregados, a gigante chinesa é dona de um faturamento anual próximo de US$ 25 bilhões. As últimas notícias divulgadas pela empresa, na China, mostram o interesse em ampliar a área de atuação fora do país de origem. A montadora também tem um setor que estuda o desenvolvimento de veículos elétricos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo