carregando...

Notícias

Notícias

Investe SP estreita relacionamento com Canadá para trazer investimentos ao Estado



27/02/2015

Fonte: Investe São Paulo

Documento assinado com a Invest Toronto estreita laços econômicos entre São Paulo e cidade impulsiona atração de investimentos em ambas (Vanessa Portes/Investe São Paulo)A Investe São Paulo assinou um memorando de entendimentos com a Invest Toronto, a agência de promoção de investimentos da capital da província canadense de Ontário, nesta quinta-feira, 26 de fevereiro. A assinatura do documento, que ocorreu na sede da Agência Paulista, faz parte da estratégia da Investe SP de aproximação com empresários canadenses e de intercâmbio de boas práticas para atração de investimentos.  

“Este memorando de entendimentos é só o começo de uma parceria longa que gerará muitos frutos para as companhias brasileiras e canadenses. Poderemos, a partir de agora, aprofundar nosso conhecimento sobre esses mercados e identificar novas oportunidades negócios”, comentou Sérgio Costa, diretor da Investe São Paulo.

Por meio do acordo, as duas instituições se comprometem a identificar indústrias e empresas vinculadas às suas respectivas regiões que tenham interesse em se instalar ou realizar negócios em São Paulo ou Toronto e a partilhar informações e dados sobre tendências econômicas e desenvolvimento sustentável que possam facilitar a atração de investimentos.

Além de Costa, participaram da reunião Michael Thompson, presidente da Divisão de Desenvolvimento Econômico e Cultura da Cidade de Toronto e presidente da Invest Toronto, Ana Bailão, vereadora de Toronto, e George Spezza, diretor de Negócios para a Divisão de Desenvolvimento Econômico de Toronto.

Thompson reforçou a importância da parceria. “Este memorando de entendimentos entre a Investe São Paulo, Invest Toronto e a Cidade de Toronto fortalecerá e expandirá as relações econômicas entre o Estado de São Paulo e Toronto, que são centros financeiros dos seus respectivos países. Este acordo prevê o compartilhamento de informações e contatos para benefício mútuo e para uma maior compreensão do potencial de negócios de cada região", observou.

Na oportunidade, Costa também apresentou o portal Encontre um Sócio, uma ferramenta on-line, desenvolvida pela Agência, que permite que empreendedores busquem parceiros em diversos segmentos, para que, juntos, desenvolvam novos negócios no Estado de São Paulo. Por intermédio dela, empresas de qualquer tamanho podem encontrar parceiros para transferência de tecnologia, investidores, sócios, distribuidores e representantes comerciais.

O consulado do Canadá, por meio do cônsul-geral em São Paulo, Stéphane Larue, e do cônsul comercial, Todd Barrett, também acompanhou a cerimônia de assinatura do documento. Da Investe São Paulo, também acompanhou o encontro o analista de Investimentos, Rafael Murgi.

Invest Ottawa
O diretor da Investe SP também se reuniu, no mesmo dia, com Bruce Lazenby, presidente da Invest Ottawa, agência de investimento da capital canadense. A reunião teve como objetivo discutir projetos de cooperação entre as instituições que intensifiquem as relações econômicas entre São Paulo e Ottawa.

Durante o encontro, Lazenby apresentou os principais atrativos de Ottawa para estrangeiros. A cidade abriga 90% dos centros de pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações do Canadá.  Além disso, segundo Lazemby, o governo está incentivando a produção de diversos produtos que podem ter, no Brasil, uma boa oportunidade de expansão.

“Há ótimas oportunidades de investimento na América Latina para as empresas de Ottawa. Como o Estado de São Paulo tem o maior desenvolvimento industrial da região, é uma escolha lógica para os negócios”, afirmou o executivo canadense após a apresentação institucional da Agência paulista.

Participaram também do evento Blair Patacairk, diretor executivo de Comércio e Investimento da Invest Ottawa e Rui Lopes, cofundador da consultoria canadense TATTICA Group. Acompanhou o encontro também o analista de Investimentos Thiago Messena.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo