Investe SP debate os desafios da atração de investimentos

01/07/2010

Associação conta com 244 agências de promoção de investimentos de 162 países

Terminou nesta quarta-feira, 30 de junho, em Buenos Aires, a 15º Conferência Mundial da WAIPA (Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos), que debateu os desafios da atração de investimentos e o crescimento sustentável no cenário de recuperação da crise econômica mundial. Representaram a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, o diretor José Roberto Cunha e o gerente de relações institucionais Wilson Soares.

Durante os dois dias de evento, que contaram com mais de 300 participantes de 76 países, foram debatidos os temas: investimento sustentável e reforma financeira; equilíbrio entre sustentabilidade e lucratividade; papel da inovação; uso da inteligência na decisão sobre onde investir; integração entre grandes corporações e atores locais.

Segundo o diretor da Investe SP, a agência pretende intensificar o trabalho de atração de investimentos. “Brasil e China foram dois dos poucos países que aumentaram os fluxos de IDE nos últimos meses. Com a retomada dos investimentos a Investe SP vai em busca desse capital para o Estado de São Paulo, e não apenas nos mercados tradicionais, mas também em novos mercados”, disse Cunha.

Para o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, as agências de promoção de investimento têm um papel cada vez mais importante na construção de políticas públicas que viabilizem o aumento dos investimentos. “As agências têm uma agenda de cooperação entre si que é fundamental para que o nível de investimento dos países continue crescendo. Além disso, precisamos avaliar constantemente os efeitos da crise para que eles não impactem ainda mais o nível do fluxo de investimentos globais”.

A Conferência também contou com a participação de líderes políticos e empresariais internacionais, economistas, analistas, formadores de opinião, profissionais vinculados à promoção de investimentos, acadêmicos e representantes do setor privado.Durante a 15º Conferência Mundial, também ocorreu a eleição do presidente da Waipa. O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, foi reeleito para um mandato de mais dois anos.

Sobre a Waipa
A Waipa (World Association of Investment Promotion Agencies) é uma organização não-governamental, que atua como fórum de cooperação e intercâmbio das melhores práticas para a promoção e o desenvolvimento de investimentos. Criada em 1995, tem sede em Genebra, Suíça, e reúne 244 agências de promoção de investimentos de 162 países.