Investe SP capacita prefeituras para atrair investimentos

10/10/2014

Fonte: Investe São Paulo

Presidente da Investe SP enfatizou importância da capacitação dos municípios para atender investidores (Stella Mafra/Investe SP)Com o objetivo de apresentar os trabalhos de atração de investimentos e conhecer o potencial de cada município, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade realizou na quinta-feira, 09 de outubro, o 26º Encontro com Prefeituras Paulistas. O evento contou com a participação de representantes das cidades de Ibiúna, Lençóis Paulista, Nova Odessa, Pederneiras, Adolfo, Morro Agudo e Campo Limpo Paulista.

Na abertura do encontro, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, enfatizou a importância de os municípios se capacitarem para melhor atender aos investidores. “Outros estados têm percebido a qualificação de nossos munícipios e também estão trabalhando para melhorar o atendimento ao investidor. Por isso, o interior de São Paulo precisa se destacar e apresentar os pontos positivos que fazem com que o Estado seja o melhor lugar para se investir no Brasil. É em eventos como esses que promovemos a troca de experiências e o aprendizado em busca da excelência”, destacou.

Em seguida, o diretor de fomento da Agência de Fomento Paulista – Desenvolve SP, Júlio Themes, falou sobre as linhas de financiamento do Governo do Estado. “Nosso papel é atuar como um BNDES em nível estadual, oferecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, disse. Themes colocou a agência a disposição de todos os representantes presentes e ressaltou o interesse em parcerias.

Seminário
Os representantes das prefeituras participaram de um seminário, no qual o analista de Investimentos da Investe São Paulo, Rafael Murgi, apresentou o passo-a-passo do trabalho da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que as prefeituras devem desempenhar para atrair e atender bem o investidor.

A apresentação abordou aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal, dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

O analista da Investe São Paulo ressaltou ainda que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos. Deste modo, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

O gerente do Setor Público da Desenvolve São Paulo, Nadson Xavier também teve a oportunidade de explicar, em detalhes, as atividades da agência de desenvolvimento e cada uma das linhas de crédito que podem auxiliar os municípios na renovação e aquisição de infraestrutura. Xavier também explicou que o atendimento da agência é realizado a distância, por meio do site www.desenvolvesp.com.br.

Na segunda parte do seminário, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, polos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais, entre outros assuntos.

Encontros com municípios
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, a agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos.  Até o momento, já foram realizadas 26 reuniões, com mais de 430 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3100-0352. Saiba mais sobre a Agência Paulista de Promoção de Investimentos no site: www.investe.sp.gov.br.