carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Investe SP apresenta seus trabalhos na Amcham



21/03/2011

Luciano Almeida mostrou o peso que SP tem na balança comercial entre Brasil e EUA

Completando a série de encontros da comitiva do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou nesta segunda-feira, 21 de março, de um encontro com o secretário de Comércio dos Estados Unidos (EUA), Gary Locke. O evento realizado na Amcham – Câmara Americana de Comércio, contou também com a presença do presidente do Banco de Importações e Exportação dos Estados Unidos (Ex-Im Bank), Fred Hochberg, do embaixador dos EUA no Brasil, Tom Shannon, além de 200 empresários americanos e brasileiros.

Durante encontro reservado, o secretário americano apresentou um resumo dos temas discutidos entre Obama e a presidente Dilma Rousseff no último sábado. Entre os assuntos estavam a assinatura do Teca (Acordo de Cooperação Econômica e Comercial), a intensificação da parceria no campo energético sob todas as formas, um maior intercâmbio em educação, e os esforços entre Brasil e EUA para o país levar adiante os enormes projetos de infraestrutura.

Segundo o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, o secretário de Comércio dos EUA, Gary Locke, mostrou-se empenhado em trabalhar em uma agenda conjunta para destravar os investimentos e as políticas de facilitação de comércio entre os dois países. “Nós queremos colocar todos os projetos e problemas de bi-tributação em uma única discussão, senão nós não vamos sair do lugar. Vamos definir prioridades e vamos resolver passo a passo. E ele (Gary Locke) sinalizou que este é o caminho”, comentou Almeida.

Durante o encontro foram discutidas possíveis cooperações entre os dois países

Locke ressaltou em seu discurso a imagem atual do Brasil no mundo, apresentando dados sobre o potencial econômico do país e das empresas brasileiras. Segundo o secretário de Comércio dos EUA esse é o momento de encorajar as empresas americanas a investir no Brasil, especialmente em São Paulo. “Como mostrou Luciano Almeida, o Brasil precisará de investimentos em diversas áreas como nos aeroportos e nós gostaríamos de ajudá-los com esse setor, mas também com a Copa do Mundo e com as Olimpíadas”, destacou Locke.

O secretário americano, porém, criticou a carga tributária brasileira. “Para trazer mais empresas americanas para o Brasil precisamos de um sistema tributário menos pesado e menos burocracia”, disse. O presidente da Investe SP ressaltou o trabalho de fomento à competitividade do Governo do Estado de São Paulo. “Nós já demos um passo na sexta-feira. O governador Geraldo Alckmin assinou o outono tributário para desonerar investimentos no Estado. A idéia é ampliar esse projeto com novos setores”, afirmou.

No decorrer do encontro surgiram ideias de possíveis convênios e acordos, como por exemplo, uma parceira do Banco de Importações e Exportação dos Estados Unidos (Ex-Im Bank) com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Nossa Caixa Desenvolvimento.

Para o presidente do Ex-Im Bank esse é o início de uma boa parceria. “Eu acredito que podemos trabalhar em conjunto com a Investe São Paulo e outros órgãos para encontrar oportunidades de investimentos e financiamentos para que as empresas façam mais negócios e os dois países continuem crescendo”, disse Hochberg.

O presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Santos, se reuniu com o presidente do Ex-Im Bank para definir como será formalizada essa parceira, que deve ter como objetivo financiar pequenas e médias empresas.

Ex-Im Bank
O Export-Import Bank of the United States (Ex-Im Bank) - o órgão oficial de crédito para exportação dos Estados Unidos - dá apoio às compras de mercadorias e serviços americanos por compradores internacionais com capacidade de obtenção de crédito em condições não disponíveis junto a fontes tradicionais de comércio e financiamento estruturado. O Ex-Im Bank não compete com financiadores do setor privado e oferece produtos que preenchem as lacunas na área de comércio e financiamento estruturado. O banco assume riscos de crédito e de país que o setor privado não tem capacidade ou interesse em aceitar e ajuda a colocar os exportadores americanos no mesmo nível dos exportadores de outros países financiados por seus governos. Em mais de 70 anos de operação, o Ex-Im Bank já apoiou mais de 400 bilhões de dólares em exportações americanas para o mercado internacional.

Investe São Paulo
Criada em 2009, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado e também estimula a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado de São Paulo.

A agência possui neste momento 75 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 16,7 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 65 mil empregos diretos e 218 mil empregos indiretos. Em 2010, a Investe SP captou cinco grandes empresas para o Estado que investirão R$ 1,7 bilhão na construção de suas fábricas, empregando mais de 9,4 mil trabalhadores.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo