Investe São Paulo realiza encontro com prefeitos

29/10/2009

Membros de dez prefeituras apresentaram seus projetos aos diretores da Investe SP (Leonardo Tote/SD)A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, deu início a uma série de reuniões com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. O primeiro encontro foi realizado nesta quinta-feira, 29 de outubro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, e contou com a participação de representantes de dez prefeituras: Aparecida, Araras, Atibaia, Barueri, Descalvado, Itu, Lorena, Mairiporã, Santana de Parnaíba e São Caetano do Sul.

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou a importância da troca de informações entre as iniciativas locais e o Estado. “Com a retomada da atividade econômica, as empresas voltam a crescer. Por isso, é importante realizarmos esse trabalho em conjunto com as prefeituras para dar todo o suporte necessário aos empresários que desejam aprimorar sua produção em cada uma das localidades, gerando novos empregos e estimulando a economia regional”, afirmou.

De acordo com o presidente da Investe São Paulo, Mario Mugnaini Júnior, a finalidade dos encontros é manter um intercâmbio com os municípios para auxiliar as prefeituras no atendimento ao investidor. “Estamos organizando pequenas reuniões, com 10 a 15 municípios, para saber o que está sendo feito para captação de novos investimentos. Com as informações de cada projeto, vamos propor ações focadas na melhoria de condições para a concretização desses novos empreendimentos, consolidando a posição do Estado de São Paulo como maior destino de investimentos da América Latina”, ressaltou.

Durante o encontro, um dos principais temas abordados foram as linhas de financiamento da Nossa Caixa Desenvolvimento, voltadas a pequenas e médias empresas, com os menores juros do mercado. Na oportunidade, o presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, explicou que a agência de fomento dispõe de duas linhas de capital de giro, de curto prazo, com juro de 0,96% ao mês. “Poderão pedir o financiamento empresas com faturamento anual entre R$ 240 mil e R$ 100 milhões. Além do aporte estadual de R$ 400 milhões, já disponíveis, repassamos recursos do BNDES, com o objetivo de ampliar ainda mais a capacidade produtiva do Estado”, disse.

Por se tratar de um organismo de fomento, a Nossa Caixa Desenvolvimento não conta com rede de agências, por isso, o interessado pode procurar entidades representativas conveniadas, como Fiesp, Sebrae, Fecomercio, Faesp, Abimaq, Apas, Facesp, Sintelmark e associações comerciais.