Interior recebe novos cursos técnicos

20/07/2009

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta segunda-feira, 20 de julho, três convênios com as prefeituras de Novo Horizonte, Reginópolis e Pirajuí para implantação de cursos técnicos gratuitos. O primeiro convênio foi assinado com o prefeito novorizontino, Antônio Vila Real Torres, na Escola Hebe de Almeida Leite Cardoso, onde as aulas serão ministradas.

O município de Novo Horizonte vai oferecer, já neste segundo semestre de 2009, 160 vagas em Administração, Contabilidade e Comércio. Pelo acordo, cabe à prefeitura a reforma e a adequação do prédio, cedido pela Secretaria Estadual da Educação. Já o Estado fica responsável pelo mobiliário e pelos equipamentos. Novo Horizonte pertence à Região Administrativa de São José do Rio Preto, que conta atualmente com sete Etecs e três Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

De acordo com o secretário, os cursos técnicos gratuitos são uma ótima opção para qualificação da mão-de-obra local. "Os cursos foram definidos de acordo com as necessidades do setor produtivo regional, proporcionando a rápida inserção do jovem no mercado de trabalho", ressaltou.

Reginópolis
Em seguida, o secretário assinou outro convênio, com o prefeito de Reginóplis, Marco Antônio Martins Bastos. A cerimônia foi realizada na Escola Regina Olinda Martins Ferro, onde será criada a classe descentralizada do município, extensão da Etec Helcy Moreira Martins, de Cafelândia. A classe, implantada em parceria com a prefeitura, vai oferecer, neste 2º semestre de 2009, o curso técnico em Meio Ambiente (40 vagas/noite).

Pirajuí
Já no período da tarde, o secretário esteve em Pirajuí, onde assinou convênio com o prefeito Jardel de Araújo. A assinatura foi feita na Escola Dr. Alfredo Pujol, que receberá uma classe descentralizada, também implantada em parceria com a prefeitura. A classe vai oferecer, neste segundo semestre de 2009, o curso técnico em Logística (40 vagas/noite).