Instituto de Física da USP oferece curso gratuito de tecnologia do vácuo

12/01/2015

Fonte: Agência Fapesp

Aulas serão ministradas no Instituto de Física da USP (Reprodução)O Instituto de Física (IF) da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo um curso gratuito sobre princípios da tecnologia do vácuo para profissionais de empresas, indústrias e laboratórios que a utilizem em seu processo produtivo. O curso tem duração de um semestre e compreende aulas teóricas, seminários e atividades práticas. As inscrições estão abertas até o dia 23 de fevereiro de 2015 e podem ser feitas no site da Comissão de Cultura e Extensão do (Ifusp).

São 20 vagas e o candidato deve apresentar carta solicitando sua inscrição, feita por sua empresa ou instituição. O início das aulas está previsto para o dia 16 de março e cada empresa pode enviar, no máximo, dois participantes.

Serão apresentados alguns aspectos da teoria cinética dos gases, necessários para o estudo de sistemas de vácuo, conceitos de velocidade de bombeamento, condutâncias, escoamento de gases nos regimes molecular, viscoso e intermediário.

Também serão discutidos os mecanismos de operação de medidores de pressão, bombas de vácuo, vazamentos reais e virtuais, componentes, materiais e fontes de gases associadas a seus respectivos modelos, como difusão, permeação e vaporização.

Segundo o IF, os processos para a fabricação de transistores, que deram origem aos circuitos integrados e à microeletrônica, dependem da tecnologia do vácuo. Ela é utilizada também na fabricação de fármacos, lâmpadas incandescentes, garrafas térmicas, tubos de televisão, filmes ópticos, entre outros produtos.

"A tecnologia do vácuo é usada por cerca de 3 mil empresas no Brasil, de químicas e farmacêuticas até limpadoras de fossas. As farmacêuticas usam o vácuo na secagem de comprimidos, por exemplo. É um curso de uma utilidade imensa, tanto que as empresas muitas vezes mandam seus funcionários para fora do país para fazer algo parecido, o que tem um custo alto", disse o professor diretor do Laboratório Aberto de Física Nuclear e responsável pelo curso, Nilberto Heder Medina.

Medina explica que as aulas teóricas são complementadas com a realização de experimentos específicos, importantes para a interação dos estudantes com sistemas de vácuo, bem como para o aprendizado de tomada de atitudes durante o processo de escoamento de gases em diferentes regimes.

"A ideia é que o profissional saiba o que fazer para abrir uma válvula, ou que decisão tomar para fazer um sistema funcionar", diz Medina.

As aulas serão ministradas no Instituto de Física da USP às segundas-feiras e terças-feiras das 19h30 às 22h30.

Para mais informações clique aqui