Inscrições para Vestibulinho das Etecs já estão abertas

30/04/2010

Inscrições vão até o dia 21 de maio; exame será realizado no dia 13 de junho

As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais do Centro Paula Souza para o 2º semestre de 2010 tiveram início nesta sexta-feira, 30 de abril. Em todo o Estado, serão oferecidas 59.184 vagas, distribuídas em 76 cursos técnicos gratuitos – o que representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado (47.699 vagas). O exame será realizado no próximo dia 13 de junho.

Do total de vagas oferecidas, 50.067 são destinadas a 183 Etecs e 15 classes descentralizadas do Estado (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui também as 2.335 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 59 turmas de 39 Etecs. Novidade: a Escola Técnica de Cotia vai implantar um novo curso técnico: Lazer, com 40 vagas no período da tarde.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, serão oferecidas 7.737 vagas para cursos técnicos em 109 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e 1.380 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital. As aulas serão ministradas no período noturno, por professores da Escola Técnica mais próxima.

Inscrições
O candidato que quiser se inscrever em um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semestre precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. Quem já concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, ou no mínimo quatro certificados de eliminação de disciplina.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 30 de abril a 21 de maio. No último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato também está disponível para download no site. O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida –, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. Vale lembrar que a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.