Inscrições para vestibular das Fatecs já estão abertas

07/05/2010

Inscrições vão até o dia 8 de junho; exame será realizado no dia 4 de julho

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2010 já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 8 de junho no site www.vestibularfatec.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 70. Ao todo, serão oferecidas 10.030 vagas, distribuídas entre as 49 Fatecs, o que representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior (8.085 vagas). O exame será no dia 4 de julho.

No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade. Diversos cursos de graduação tecnológica estão sendo atualizados para adequação ao Catálogo de Cursos Superiores, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os nomes atuais dos cursos está no site www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Novidades
O Vestibular para o 2º semestre de 2010 vai oferecer 51 cursos de graduação tecnológica. Desse total, dois são inéditos:

Produção Fonográfica – Fatec Tatuí, 40 vagas à tarde;

Transporte Terrestre – Fatec Barueri, 80 vagas, divididas entre os turnos da tarde da noite.

Dez Fatecs vão alterar ou ampliar os cursos oferecidos:

Fatec Americana – Jogos Digitais (40 vagas à noite); e Segurança da Informação (40 vagas de manhã e 40 à noite);

Fatec Baixada Santista – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã); e Sistemas para Internet (40 vagas à tarde);

Fatec Bauru – Bancos de Dados (40 vagas à noite) e Redes de Computadores (40 de manhã);

Fatec Franca – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã);

Fatec Ipiranga – Gestão Comercial (40 vagas à tarde e 40 à noite);

Fatec Osasco – Automação Industrial (40 vagas de manhã e 40 à noite);

Fatec Pindamonhangaba – Soldagem (40 vagas de manhã);

Fatec Taquaritinga – Sistemas para Internet (40 vagas de manhã);

Fatec Zona Leste – Comércio Exterior (40 vagas de manhã).

Fatec Zona Sul – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã e 40 à noite) e Gestão Empresarial (40 vagas de manhã e 40 à tarde);

Três Fatecs vão implantar nova turma em curso já existente:

Fatec Itapetininga – Comércio Exterior (40 vagas à noite);

Fatec Mogi Mirim – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã);

Fatec São José dos Campos – Banco de Dados ou Redes de Computadores (40 vagas à noite), Manufatura Aeronáutica (40 à noite) e Manutenção de Aeronaves (40 à noite).

Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível, na íntegra, para download gratuito no site www.vestibularfatec.com.br.

Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar.

É indispensável que o candidato verifique detalhadamente se tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.