carregando...

Notícias

Notícias

Inscrições para processo seletivo abrem na sexta



26/09/2012

Haverá dois cursos novos Biotecnologia e Esportes e Atividade Física

No período de 28 de setembro a 25 de outubro estarão abertas as inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2013. O exame será no dia 2 de dezembro, às 13h30.

O Vestibulinho oferece 63.062 vagas para o Ensino Técnico. Desse total, 60.595 são destinadas às 208 Etecs e às 31 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Outras 2.467 são oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.

Na modalidade presencial, 11.668 vagas são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo ensino técnico e tecnológico; a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Esse número inclui 8.683 vagas para cursos técnicos em 136 escolas estaduais, em 80 municípios paulistas, e 1.525 para os 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão no período noturno ministradas por professores das Etecs.

Rede Ensino Médio Técnico
Por meio de uma outra parceria, também com a Secretaria de Educação do Estado, o Centro Paula Souza estende o Ensino Técnico Integrado ao Médio, pelo Programa Rede, às escolas estaduais. São 12.255 vagas para esta modalidade. No mesmo período do ano passado, foram 7.622, um crescimento de 4.633 vagas (60,8%). Desse total, 2.452 serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:

* O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou
* Aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual

O próximo Vestibulinho também oferecerá 13.837 vagas para o Ensino Médio nas Etecs.

Entre o Técnico, o Técnico integrado ao Médio, e o Médio, serão 89.154 vagas.

Certificação por competências Este processo seletivo também tem disponíveis vagas remanescentes de 2º módulo para nove cursos técnicos: Administração, Alimentos, Contabilidade, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística e Mecânica.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e possuir experiência profissional na área do curso, o que será verificado por provas, uma com questões de múltipla escolha (realizada na mesma data do Vestibulinho) e outra prática, além de uma entrevista.

Novidades
Entre os 117 cursos técnicos oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2013, dois são inéditos:
Biotecnologia – Campinas
Esportes e Atividade Física – São Paulo

Outros quatro são cursos Técnicos integrados ao Médio:

Comunicação Visual – Americana, Leme e São Paulo
Eventos – Atibaia
Florestas – São Manoel
Modelagem do Vestuário – São Paulo

*Quatro cursos tiveram nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC):

Cuidador de Idosos para Cuidados de Idosos
Gestão Pública para Gestão de Políticas Públicas
Museu para Museologia
Tecelagem para Têxtil

Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando a EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da própria EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, www.vestibulinhoetec.com.br, entre 28 de setembro e 25 de outubro – no último dia, o prazo termina às 15 horas. Para efetivá-la é preciso imprimir o boleto bancário e pagar uma taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato também estará disponível para download na página.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescendentes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou da declaração escolar discriminada série a série.

É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Mais informações: (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pela página www.vestibulinhoetec.com.br.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo