Inscrições abertas para Etecs e Fatecs

05/05/2008

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2008 das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, começaram nesta segunda-feira (05/05).

O processo seletivo das Etecs (www.vestibulinhoetec.com.br) vai oferecer 35.158 vagas para 69 cursos técnicos em 114 cidades do Estado de São Paulo – o que representa um crescimento de 22,77 % em relação ao 2º semestre de 2007 (28.636). Desse total, 1.750 vagas foram aprovadas após o fechamento do Manual do Candidato e, portanto, não constam da publicação.

Já as inscrições para o Vestibular das Fatecs (www.vestibularfatec.com.br) oferecerão 6.695 vagas para os 39 cursos superiores tecnológicos gratuitos das 39 Faculdades de Tecnologia. Isso representa um crescimento de 42,75%, em relação ao mesmo período de 2007.

Esse crescimento, tanto nas Escolas Técnicas como nas Faculdades de Tecnologia, é resultado do Programa de Expansão da Educação Profissional, desenvolvido nesta gestão do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Desenvolvimento em conjunto com o Centro Paula Souza.

Inscrições

Etecs : As inscrições vão de 5 a 16 de maio, pela internet - no último dia, o prazo termina às 12 horas. Ou na secretaria da Etec onde o candidato pretende estudar – nos dias úteis, entre 13h e 21 horas.

O candidato precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

Nesse mesmo período estará à venda o Manual do Candidato, que custa R$ 5 (valor que deve ser pago em dinheiro), na secretaria de qualquer escola do Paula Souza. O Manual também estará disponível para download , no site www.vestibulinhoetec.com.br

O candidato deve entregar na secretaria da Etec a ficha de inscrição, preenchida sem rasura, com o comprovante de pagamento da taxa de R$ 20. Quem se inscrever pela internet, deve imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição.

O exame será em 15 de junho.

Cursos na área de Agropecuária

O calendário e os procedimentos para o processo seletivo dos cursos na área de Agropecuária serão diferenciados dos demais cursos. Para se inscrever o candidato deve procurar a unidade onde vai estudar.

Fatecs : De 5 a 20 de maio o candidato deverá fazer a inscrição exclusivamente pela internet - no último dia o prazo termina às 12 horas. Uma das novidades nesse processo seletivo é que o candidato poderá colocar como segunda opção outro período do mesmo curso, na mesma faculdade.

Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro) em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível somente no site www.vestibularfatec.com.br.

O exame será em 29 de junho.

Novidades deste semestre

Etecs : Dois novos cursos.

* Agroecologia, na Etec Dr. Dario Pacheco Pedroso (Taquarivaí);

* Turismo Receptivo, nas Etecs Polivalente (Americana), Francisco Garcia (Mococa) e São Roque (São Roque).

Habilitação oferecida pela primeira vez:

* Serviços Judiciários, na Etec Dra. Maria Augusta Saraiva (São Paulo).

Fatecs : Três cursos inéditos.

* Gestão do Agronegócio (tarde), na Fatec de Botucatu;

* Logística Aeroportuária (manhã), na Fatec Guarulhos;

* Meio Ambiente e Recursos Hídricos (manhã), na Fatec Jahu.

Quatro Fatecs vão oferecer novas habilitações:

* Fatec Botucatu – Produção (noite)

* Fatec Itapetininga – Informática para a Gestão de Negócios (manhã e noite)

* Fatec Ourinhos - Logística para o Agronegócio – Modalidade Mercado Internacional (manhã)

* Fatec Sorocaba – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite) e Logística e Transportes (tarde)

Duas Fatecs vão implantar novas turmas em habilitações já existentes:

* Fatec Santo André – Eletrônica – Modalidade Autotrônica (tarde)

* Fatec Sorocaba – Mecânica – Modalidade Processos de Produção (noite)

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

No caso das Etecs, os candidatos egressos do ensino público devem apresentar cópia simples do histórico escolar do Ensino Fundamental ou da declaração escolar, discriminada série a série, para comprovar que cursaram integralmente da 5ª à 8ª série na rede pública municipal, estadual ou federal. A cópia ficará na Etec como comprovante.

Nas Fatecs, o candidato deve informar no momento da inscrição se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (municipal, estadual ou federal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar.

Para mais informações sobre o vestibulinho das Etecs acesse www.vestibulinhoetec ou ligue para (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades).

Outras informações sobre o vestibular das Fatecs acesse www.vestibularfatec.com.br ou ligue para (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades).