carregando...

Notícias

Notícias

Inscreva-se para cursos de inglês e espanhol do Via Rápida



18/03/2014

O Via Rápida Emprego  oferece neste ano 80 mil vagas  em cursos de inglês e espanhol à distância.  A ação, denominada “Via Rápida Idiomas” é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência  Tecnologia e Inovação (SDECTI). Do total de vagas oferecidas,  40 mil são destinadas aos municípios que receberão delegações da Copa ou que são considerados Rotas de Turismo no Estado. Os recursos investidos na iniciativa somam R$ 10 milhões.
 
Serão qualificados profissionais que atuam ou estão interessados em ingressar nos setores ligados ao turismo, comércio, serviços e em eventos. Todas as aulas serão ministradas em ambiente virtual por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e  Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).
 
Já iniciaram as inscrições para 3.100 vagas em 11 municípios. Para se inscrever, o interessado deve acessar a página: www.viarapida.sp.gov.br e selecionar a opção “cursos à distância”.  Confira a tabela:
 

Municípios Vagas
Águas de Lindóia 100
Campinas 600
Cotia 100
Guarujá 250
Guarulhos 600
Itu 200
Mogi das Cruzes 300
Porto Feliz 100
Ribeirão Preto 300
Santos 250
Sorocaba 300
Total 3.100

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, a iniciativa é voltada para trabalhadores que atuam em atividades relacionadas ao turismo, em especial aos que residem nos municípios envolvidos  em eventos como a Copa. “Em 2014, o Estado de São Paulo sediará um dos mais importantes eventos esportivos e é fundamental que esses profissionais estejam devidamente preparados para receber os visitantes que passarem por aqui", explica.
 
Com duração total de 80 horas, os cursos de Inglês e Espanhol serão divididos em dois módulos:
1.    Básico, com duração de 60 horas, que ensina frases curtas e simples relacionadas a temas cotidianos.
2.    Específico, com duração de 20 horas, que qualifica os participantes para noções de espanhol e inglês, focadas nas atividades dos profissionais que atuam no turismo receptivo. 
 
 
O Programa capacitará profissionais de diversas áreas. Entre elas:
 
•      Servidores públicos: policiais militares, policiais civis, agentes de trânsito, equipes de resgates, bombeiros, profissionais de esporte, turismo agentes do Metrô e da CPTM.
•      Profissionais de transportes: taxistas; motoristas e cobradores de ônibus.
•      Profissionais de bares e restaurantes: garçons, recepcionistas e operadores de caixas.
•      Profissionais de hotéis: recepcionistas, mensageiros, carregadores de malas, camareiras e governantas.
•      Profissionais de espaços turísticos e comércio: recepcionistas, seguranças, monitores, jornaleiros, balconistas e farmacêuticos.
 
  Sobre Via Rápida Emprego
 
Lançado em julho de 2011, o Programa já atendeu mais de 140 mil pessoas com oferta de cursos gratuitos em 645 municípios de São Paulo.  Em 2014, a iniciativa disponibiliza 162 mil novas vagas entre cursos presenciais e à distância. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo