carregando...

Notícias

Notícias

Inscreva-se e atualize seu cadastro no Programa Via Rápida Emprego



14/11/2012

O programa Via Rápida Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT), está em fase de planejamento para contratação de novas vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional que serão ministrados em 2013. Neste semestre mais de 36 mil pessoas já participaram das capacitações, em 491 municípios.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia,em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, quem já possui cadastro no Via Rápida Emprego deve manter os dados atualizados para uma possível convocação. “Aqueles que ainda não se cadastraram e têm interesse em participar dos próximos cursos, devem realizar a inscrição no site do programa www.viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários são RG e CPF”, completa.

Quem pode participar
Podem participar do Via Rápida Emprego pessoas a partir de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Os participantes selecionados recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, que não recebem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado, tem prioridade.

Sobre o Programa
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Até o momento, o programa já atendeu cerca de 75 mil pessoas. Para este semestre de 2012 foram disponibilizadas vagas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo