Informações Vestibulinho ETECs

20/04/2007

Serão oferecidas 28.506 vagas, distribuídas em 68 cursos técnicos gratuitos. Participam desse processo seletivo 123 das 130 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e oito classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com a prefeitura ou empresas da região, sob a administração de uma Etec). Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho, o candidato deve estar cursando a partir do 2º ano do ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

Nove cursos técnicos são oferecidos pela primeira vez em algumas unidades. São eles: Administração (Etec de Itanhaém); Agroindústria (Etec Prof. Edson Galvão, em Itapetininga); Alimentos (Etec Dr. Luiz César Couto, de Quatá; Contabilidade (Etec Zona Leste, em São Paulo); Informática (Etec de Avaré, Etec Engº Agr. Narciso de Medeiros, de Iguape, Etec Antonio Devisate, de Marília, e Etec Dona Sebastiana de Barros, em São Manuel); Manutenção Aeronáutica (Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara); Meio Ambiente (Etec Martinho Di Ciero, de Itu e Etec Guaracy Silveira, em São Paulo); Órtese e Prótese (Etec Carlos de Campos, em São Paulo); e Web Design (Etec Monsenhor Antônio Magliano, de Garça, Etec de Itanhaém, Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim, e Etec Amim Jundi, de Osvaldo Cruz).

O Manual do Candidato custa R$ 5 (deve ser pago em dinheiro) e traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição. Pode ser comprado de 2 a 11 de maio, na secretaria de qualquer escola do Centro Paula Souza.

A inscrição acontece no mesmo período na secretaria da escola onde o candidato pretende estudar. Para efetivar o procedimento, é preciso apresentar a ficha de inscrição preenchida sem rasura, com o comprovante do pagamento já quitado em qualquer agência bancária. O valor da taxa de inscrição de R$ 20 deve ser pago em dinheiro.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescentende deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

Os candidatos egressos do ensino público devem apresentar o histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série, para comprovar que cursaram integralmente da 5ª à 8ª série na rede pública municipal, estadual ou federal.

O exame acontece no dia 10 de junho.

O Centro Paula Souza mantém 130 Escolas Técnicas em 106 municípios no Estado de São Paulo: Adamantina (2), Americana, Amparo, Andradina, Araraquara, Araras, Assis, Atibaia, Avaré, Barra Bonita, Barretos, Batatais, Bauru, Bebedouro, Birigui, Botucatu, Cabrália Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Cafelândia, Campinas (2), Cândido Mota, Capão Bonito, Carapicuíba, Casa Branca, Catanduva, Cerqueira César, Cruzeiro, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Franca (2), Franco da Rocha, Garça (2), Guaratinguetá, Guarujá, Hortolândia, Igarapava, Iguape, Ilha Solteira, Ipaussu, Itanhaém, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itu, Jacareí, Jales, Jaú (2), Jundiaí (2), Leme, Limeira, Lins, Marília, Matão, Mauá, Miguelópolis, Mirassol, Mococa (2), Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Mongaguá, Monte Aprazível, Orlândia, Osasco, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Rita do Passa Quatro, Santo André, Santos (2), São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São Joaquim da Barra, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Manuel, São Paulo (16), São Roque, São Simão, Sorocaba (2), Taquaritinga, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Taubaté, Teodoro Sampaio, Tupã, Vera Cruz e Votuporanga.

Oito classes descentralizadas, localizadas em sete municípios, participam do Vestibulinho do 2º semestre de 2007: Araçatuba, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Ibitinga, Palmital, Piraju e São Paulo (em Itaquera e Sapopemba).

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Região Metropolitana de São Paulo) e 0800-772 2829 (Interior) e pelo site www.vestibulinho2007.com.br