Inaugurado Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas

06/12/2013

Faculdade de Medicina (FM) da Unesp, Câmpus de Botucatu, passa a contar oficialmente, a partir de 5 de novembro, com mais um importante cenário de ensino. Foi inaugurado, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas, unidade voltada à reabilitação e ressocialização de pessoas dependentes químicas e seus familiares, que faz parte do Programa Recomeço. A solenidade contou com a presença da diretora da FM, Silvana Artioli Schellini, entre outras autoridades.

A unidade, que será administrada pelo Hospital das Clínicas da FM, receberá os médicos residentes da Faculdade durante seu período de especialização. Docentes da FM também atuarão nesse novo hospital. Os professores José Manoel Bertolote e Florence Kerr-Corrêa, ambos do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB fizeram parte da Comissão de Instalação do hospital.

Para a diretora da FM, professora Silvana Schellini, é motivo de grande satisfação a inauguração desse novo serviço, tanto para a FM quanto para a cidade. ?Esse hospital vai atender a uma demanda importante que são os dependentes de álcool e drogas. São pessoas que precisam de tratamento eficaz. Além disso, nossos alunos terão mais um espaço de aprendizado?, afirmou.

Participaram ainda do evento o secretário estadual da Saúde, David Uip; o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas; a secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda; o prefeito municipal de Botucatu, João Cury Neto; vice-prefeito, Antônio Luiz Caldas Jr; o superintendente do Hospital das Clínicas da FMB, Emílio Carlos Curcelli; entre outras autoridades.

Para o secretário estadual da saúde, David Uip, o novo serviço inaugurado em Botucatu está de acordo com o modelo que o Estado pretende implantar em todos os serviços públicos. ?Estamos diante de uma realização espetacular. É assim que entendemos que deve ser um equipamento público. Esse modelo (Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas) será replicado nos municípios de Mogi das Cruzes e Casa Branca?, afirmou.

O prefeito municipal de Botucatu, João Cury Neto, ressaltou em seu discurso a importância da cidade como pólo regional de saúde. ?A maioria dos equipamentos públicos tem caráter regional, o que demonstra a vocação de Botucatu em tratar bem as cidades da nossa região?, disse.

Classificando o serviço como ?a casa do amor e da vida?, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, explicou o funcionamento da clínica. ?É um modelo campeão. Aqui teremos a desintoxicação, o atendimento de casos mais graves e o encaminhamento do paciente para a família, para uma nova vida?, salientou.

Além de atender pacientes de Botucatu, o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas, primeira unidade do interior para tratamento de usuários de álcool e drogas, a clínica também atenderá pessoas de outros 68 municípios.

Construída em uma área de 3,7 mil m², a clínica é dividida em sete blocos que, juntos, contam com 42 leitos destinados ao tratamento de pacientes do sexo masculino, 24 para pacientes do sexo feminino e 10 voltados ao processo de desintoxicação dos dependentes. O centro de reabilitação conta ainda com quadra poliesportiva coberta, espaço para ginástica e piscina.