II Seminário de Iniciação Científica Famema

07/11/2014

Fonte: Faculdade de Medicina de Marília

Mesa principal na abertura do seminário contou com a presença do Dr. Everton Sandoval Giglio, Prof. Dr. Spencer Payão e Profª Dra. Maria Angélica Spadella (Divulgação)A diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Medicina de Marília e o Comitê Institucional realizaram o II seminário de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Faculdade de Medicina de Marília (Famema), nos dias 03 e 04 de novembro.

No evento foram debatidos temas diretamente ligados à pesquisa científica. A conferência de abertura do Seminário com o tema “Iniciação Científica e a Formação de Cientistas” foi proferida pelo professor livre docente da disciplina de Fisiologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, Prof. Dr. Gilson Volpato. O projeto exige interesse e comprometimento. A demanda de projetos está maior do que o número de bolsas ofertadas. Isso comprova que a cada ano existe o aumento de pesquisas. Eu vejo esse movimento como irreversível. É ótimo. É preciso fazer pesquisa”, disse o Prof. Dr. Gilson Volpato.

O CNPq, e a agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

O Chefe de Gabinete da Diretoria Geral e Presidente da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (Famar), Dr. Everton Sandoval Giglio, reiterou o apoio da direção da Instituição à iniciação científica. “A Famema vem dando cada vez mais atenção à pesquisa”.

O Pibic visa apoiar a política de iniciação científica desenvolvida nas instituições de ensino e concede bolsas de iniciação científica aos estudantes integrados no projeto. A cota de bolsas é liberada diretamente às instituições, que são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.

No Pibic de 2013, a Famema foi contemplada com 3 bolsas de iniciação científica. Em 2014, a Instituição passou a contar com quatro. A Presidente do Comitê Institucional do Pibic/CNPq da Famema, Professora Dra. Maria Angélica Spadella, destacou a evolução da produção de pesquisas científicas.“É um avanço. Há dois anos não tínhamos nenhuma. Hoje são quatro. Esperamos evoluir ainda mais. Aproveitamos o Seminário de Iniciação Científica para reavaliarmos nossa atuação. Agradeço o apoio da Diretoria Geral da Famema e da Diretoria de Pós-Graduação pela atenção aos nossos projetos”.

O Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Famema, Professor Dr. Spencer Luiz Marques Payão, enalteceu a produção científica na Instituição. “É uma motivação para novos estudos. A produção científica estimula a pesquisa. É importante destacar a iniciação científica como um dos principais meios de fomento”.