carregando...

Notícias

Notícias

IFT, da Unesp, recebe Nobel da física para bate-papo



29/11/2013

No dia 12 de novembro, o ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano do Centro Internacional de Física Teórica), localizado no prédio do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, organizou uma conversa com o prêmio Nobel da Física em 2004, professor David Gross. O evento teve a presença de estudantes e pesquisadores para um bate-papo informal sobre diversas questões que permeiam o universo da física.

A iniciativa faz parte de um programa global chamado Nobel Prize Inspiration Initiative, que desde 2010 promove a visita de vencedores do prêmio a universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo. Além da presença na Unesp, o cientista norte-americano também proferiu uma palestra na USP.

Em 2004, ao lado de seu aluno Frank Wilczek e de David Politzer, David Gross foi premiado pelos seus estudos relacionados às interações fortes do núcleo atômico.

Abaixo, selecionamos alguns trechos da conversa informal de mais de uma hora que o cientista teve com os alunos e pesquisadores presente no auditório do IFT. O físico norte-americano falou sobre sua avaliação da ciência hoje, os futuros desafios da física teórica, a suposta “crise” neste campo, entre outros assuntos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo