Guarujá terá Centro de Inovação

24/03/2014

Rodrigo Garcia assina convênio para Centro de Inovação Tecnológica do GuarujáO secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência , Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, assinaram nesta segunda-feira, (24/03), no Palácio dos Bandeirantes, durante evento que marcou a assinatura de mais de 1600 convênios com diversos municípios, um que prevê a liberação de recursos para a realização de estudo de viabilidade econômica, financeira e plano de negócio para a instalação de Centro de Inovação Tecnológica no município, localizado no litoral sul. No valor de R$ 150 mil, o levantamento será executado em oito meses.

De acordo com o secretário, o Centro de Inovação trará novas oportunidades e desenvolvimento para a cidade. ”O documento firmado hoje é mais um passo importante para a implantação da iniciativa. O espaço deverá oferecer serviços de apoio tecnológico às empresas da região, voltadas aos setores náutico, naval e portuário”, explica.

A prefeita do Guarujá, ressaltou que o empreendimento será uma medida muito produtiva. “Na atual gestão colocamos a ciência, tecnologia e inovação entre as prioridades. Todos envolvidos no projeto estão com uma enorme expectativa. Acreditamos que esse Centro contribuirá ainda mais para o crescimento do município”, disse.

Centro de Inovação Tecnológica.

O centro concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.

Atualmente o Estado de São Paulo possui 28 iniciativas para a instalação de centros: Araraquara, Associação Brasileira de
Cimento Portland, Atibaia, Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), Franca , Garça, Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jales, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho, Socorro, Tatuí, Votuporanga.